Avião com 256 mil doses da vacina Coronavac chega em Manaus; veja vídeos

O plano estadual de imunização será apresentado nesta segunda-feira (18), às 20h, no Centro de Convenções Vasco Vasques

Manaus – A vacina Coronavac contra a Covid-19 chegou no início da noite desta segunda-feira (18) em Manaus, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O Estado recebeu 256 mil doses da vacina do Ministério da Saúde. As 50 mil doses doadas pelo Governo de São Paulo devem chegar no decorrer da semana.

O plano estadual de imunização será apresentado ainda nesta segunda-feira no Centro de Convenções Vasco Vasques. No C-130 Hércules, as vacinas vieram armazenadas em câmaras frigoríficas a menos de 18º C.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento da chegada do avião.

“É muito emocionante, histórico. A esperança chegando pra livrar nossa cidade, nosso Estado”, disse emocionado o prefeito de Manaus, David Almeida, que acompanhou a chegada do imunizante no Aeroporto de Ponta Pelada, bairro Crespo, zona sul da cidade.

De acordo com David Almeida, a previsão é que na capital 60 mil pessoas sejam vacinas em uma semana. Nesta terça-feira (19), profissionais da saúde serão imunizados. Já na quarta-feira (20) inicia a vacinação de idosos que vivem em instituições e indígenas.

“Nós estamos prontos para o programa nacional de imunização. Nós temos capacidade de armazenar até 804 mil vacinas, tudo dentro dos padrões da Anvisa. Eu acredito que a partir da chegada da vacina, nós tenhamos de volta a Manaus sorriso, alegria”, disse o prefeito.

David Almeida destacou ainda que na capital serão 47 pontos de vacinação para os profissionais da saúde. Cerca de duas mil pessoas estão envolvidas na campanha. “Nós vamos até os profissionais, aonde tiver os hospitais, principalmente na troca de turno. Serão 47 locais de vacinação só na capital para atender os profissionais da saúde”, explicou.

Para iniciar a vacinação na capital, a Prefeitura de Manaus realizará uma solenidade na manhã desta terça-feira (19), onde os primeiros profissionais de saúde serão imunizados.

Sobre a vacina

A Coronavac foi produzida pelo Instituo Butantan, em parceira com a farmacêutica chinesa Sinovac. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma matéria do uso emergencial no último domingo (17).

***Matéria atualizada às 23h17***

Anúncio