Coronavírus: Casos no Amazonas sobem para 111

A informação foi confirmada no início da tarde deste sábado (28), pela diretora presidente da FVS, por meio de coletiva de imprensa on-line

Manaus – O Amazonas já totaliza 111 casos confirmados pelo novo coronavírus (Covid-19), segundo os dados atualizados pela Fundação em Vigilância de Saúde do Estado (FVS-AM), na tarde deste sábado (28), durante coletiva on-line. Os dados foram repassados pela diretora presidente do órgão, Rosemary Pinto.

Entre esta sexta-feira (27) e sábado, 31 novos casos foram registrados. Dos 111 casos, 105 são de Manaus, dois de Parintins (sendo um óbito), dois em Manacapuru, um em Boca do Acre e um em Santo Antônio do Içá. Seis profissionais de saúde estão entre os casos confirmados.

A presidente da FVS-AM disse, ainda, que o Amazonas passou para o estágio de transmissão comunitária, onde não é mais possível detectar a origem da contaminação e reforçou o isolamento social na capital e no interior do Estado.

“Aumenta a nossa responsabilidade em permanecermos em casa. Precisamos evitar a circulação e aglomeração de pessoas nas nossas cidades, para que não tenhamos muitos casos simultâneos e isso cause uma superlotação nos hospitais. Insistimos na necessidade em permanecer em casa, maiores de 60 anos e que estejam no quadro de risco”, pontuou.

Rosemary também informou que ainda não há registros de profissionais da saúde, que contraíram o vírus devido ao exercício da função. Todos os que foram testados como positivos adquiriram o Covid-19 em viagens para o exterior e para outros estados do País.

Sobre a distribuição de material para o Hospital e Maternidade Chapot Prevost, no bairro Colônia Antônio Aleixo, motivo de especulações ao longo de toda a sexta-feira, Rosemary revelou que é uma prevenção para uma maior demanda de casos suspeitos do Covid-19.

“O Hospital e Maternidade Chapot Prevost foi escolhido por possuir o maior número de leitos disponíveis. Vamos adequá-los apara receber mais pacientes, estamos nos prevenindo. Não existem pacientes com o coronavírus sendo deslocados para a maternidade, todos estão no Delphina”, salientou a presidente da FVS.

Os pacientes internados são, atualmente, 12, sendo dez em rede particular e destes, três em na Unidade de Terapia Intesiva (UTI). Dois continuam internados no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, ambos na UTI fazendo tratamento com a cloroquina.

*Matéria atualizada às 14h50 para acréscimo de informações

Em 24 horas,31 novos casos de coronavírus foram registrados no Amazonas (Foto: Divulgação)