Covid-19: Pacientes sofrem em busca de leitos nos hospitais em Manaus; veja vídeo

Familiares que não conseguem manter o paciente em casa precisam do atendimento nas unidades hospitalares para tentar sobreviver

Manaus – Com o crescente número de internações pelo novo coronavírus, acompanhantes de pacientes com Covid-19 estão enfrentando dificuldades para conseguir vaga em leitos de hospitais da rede pública.

A agente de saúde, Dejane Farias, está com o tio de 74 anos internado no Hospital e Pronto-socorro Platão Araújo, na zona leste da cidade, segundo ela, conseguiu uma vaga neste domingo (24), mas na última sexta-feira (22) percorreu por seis unidades e não conseguiu atendimento.

“A gente foi em seis unidades, procurar atendimento, chegamos na primeira, falaram que só tinha atendimento pediátrico. Fomos ao Danilo Corrêa, não conseguimos atendimento lá, falaram que não tinha mais leito, que estava super lotado. Fomos ao Galiléia, mesma coisa, estava cheio, saímos de lá e fomos para Sávio Belota, tinha muita gente esperando, consegui fazer o exame dele na Clínica da Família e fomos para casa”, explicou Dejane.

Após passar um dia em casa, por não conseguir vaga nas unidades hospitalares, neste domingo, o idoso passou mal e preciso de atendimento médico, a família conseguiu uma vaga no Platão Araújo.

“A gente viu que a situação estava muito complicada, com medo dele vir a óbito dentro de casa, a gente trouxe ele pra cá (Platão Araújo), ele está na reanimação, ainda não tivemos nenhum retorno. A gente se sente impotente, hoje eu enterrei minha prima, a gente faz de tudo pra ter uma saúde adequada, e a gente não consegue”, contou a familiar.

Guilhermo Aguinaga, está acompanhando a tia de 69 anos, que está internada na unidade desde o último dia 21, mas leito, ela só conseguiu hoje. Segundo o sobrinho, a paciente estava em uma maca no corredor do hospital.

“A situação da minha tia é delicada porque tem 69 anos, e é portadora de síndrome de Down, o caso dela já é extremo, está com 94% do pulmão comprometido por conta da Covid, colocaram hoje, ela em leito, ela não estava”, explicou o acompanhante.

Problema que se repete no Hospital e Pronto-socorro João Lúcio, também na zona leste, um vídeo gravado por um celular, mostra o momento que uma mulher passa mal dentro de veículo, neste domingo, mas não recebe atendimento, situação que causou revolta em quem estava na unidade.

“Faz dias que em todos os hospitais estão expulsando, a minha irmã está suando gelado, não sente mais o corpo”, relata a parente.

Veja o vídeo:

Anúncio