Covid: áudio falso sobre lockdown causa aglomeração nos supermercados de Manaus

População entrou em pânico e lotou os supermercados da cidade neste sábado, após fake news informar fechamento total de serviços

Manaus – Após um áudio vazar nas redes sociais, nesta sexta-feira (22), dizendo que haveria lockdown em Manaus, devido aos avanços da pandemia no estado, várias pessoas entraram em pânico e lotaram os supermercados da cidade neste sábado (23). No entanto, o lockdown foi descartado pelo governador do estado, Wilson Lima, após ele anunciar em live um novo decreto com outras restrições na capital e no interior.

Mesmo assim, a população se aglomerou nos centros de compras: “Eu vim porque ouvi que na segunda-feira (25) iria haver o lockdown. Eu não tinha necessidade de vir hoje, mas como eu ouvi essa informação, fiquei com medo e vim para abastecer a dispensa da minha casa, com medo do lockdown. Sendo verdade ou não, eu vou ficar prevenida” disse a promotora de vendas Debora Negrão.

Em nota, o governo informou que não havia nenhuma decisão sobre o fechamento de supermercados na cidade, e pediu para a população manter o distanciamento social e não acredite em notícias falsas (Fake News).

Durante a live deste sábado, o governador anunciou que a partir de segunda-feira (25) os supermercados poderão funcionar das 6h às 19h, mas apenas para a venda de alimentos, bebidas, produtos de limpeza e higiene pessoal.

Além disso, foi restringida a circulação de pessoas durante 24h, podendo sair de casa somente para ir ao supermercado ou à farmácias.

“Isso não significa ceifar o direito de ir e vir. O cidadão pode sim sair da sua casa, mas ele só pode sair se houver extrema necessidade. Ele pode sair ir ao supermercado, pode sair pra ir à farmácia, no caso de urgência, de emergência. Não há o menor problema com relação a isso, mas ele só pode sair se houver essas condições. E só pode sair, por exemplo, pra ir aos locais essenciais, só uma pessoa por família”, disse Wilson Lima.

Anúncio