‘Espero que ele nos ajude a vencer esse inimigo’, diz Arthur, sobre visita de Teich

Após a visita, o ministro se reuniu com o prefeito Arthur Neto para definir estratégias e ações imediatas para o combate ao novo coronavírus e para o tratamento de pacientes com a doença

Manaus – O ministro da saúde, Nelson Teich, em visita à capital do Amazonas para tratar sobre as providências no combate à Covid-19, foi convidado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a visitar o hospital de campanha municipal Gilberto Novaes, administrado pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o grupo Samel e o instituto Transire. Até agora, os resultados têm sido os mais promissores da cidade, com um total de 113 altas, desde que recebeu o primeiro paciente, em 14 de abril, sendo que 30 dessas liberações ocorreram na tarde desta segunda-feira (4).

O encontro do ministro com o prefeito de Manaus coincide com o mesmo dia em que a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) registrou mais 559 casos de Covid-19, no Amazonas, totalizando 7.242 casos confirmados do novo coronavírus.

“Temos a felicidade de contar com a ajuda da iniciativa privada e montar esse hospital em um prédio que foi construído para abrigar um complexo educacional, na zona norte, e com isso estamos salvando muitas vidas”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Ministro visitou hospital de campanha municipal Gilberto Novaes, administrado pela Prefeitura de Manaus (Foto: Yago Frota/GDC)

Após a visita, o ministro se reuniu com o prefeito Arthur Virgílio, para definir estratégias e ações imediatas para o combate ao novo coronavírus e para o tratamento de pacientes com a doença. Segundo Teich, durante a conversa foram discutidas as possibilidades de reforçar as estruturas de atenção à saúde, para atendimento dos pacientes e também da definição de uma área para o atendimento das populações indígenas. Ele também comentou sobre o método utilizado no hospital de campanha.

“Já tínhamos conhecimento dessa metodologia e já estamos trabalhando para trazer um grupo para estudar os benefícios e ver os próximos passos”, disse o ministro.

O prefeito declarou ainda que a promessa do ministro em cuidar com mais profundidade das populações indígenas foi muito bem recebida.

Entre os pleitos, já apresentados pelo prefeito ao vice-presidente Hamilton Mourão, estão equipamentos para abertura de novos leitos, médicos, EPIs e medicamentos.

Resultados positivos

Desde a criação do hospital de campanha, 113 pacientes vítimas da Covid-19 já receberam alta, fazendo uso do “método Vanessa”. Atualmente, são 99 leitos, sendo 38 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e mais 61 de semi-intensivas. “Nosso objetivo é ampliar esse número para 279 leitos o mais rápido possível e garantir atendimento a quem precisa. Por isso, é tão importante a visita do ministro, para ver o esforço que estamos fazendo e o quanto precisamos de ajuda para salvar mais vidas”, justificou Arthur.

Visita

Nesta segunda-feira (4), o ministro da Saúde, Nelson Teich visitou hospitais na capital Manaus e se reuniu com autoridades. Desde o início da pandemia no Brasil, o Ministério da Saúde destinou R$ 68,8 milhões ao Estado para o fortalecimento da rede hospitalar e de vigilância, além do envio de 1,5 milhão de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de 90 respiradores.