Funerárias atuam com estoque de urnas quase zerado em Manaus

De acordo com o Sindicato das Empresas Funerárias do Estado do Amazonas (Sefeam), o estoque atual deve durar por, no máximo, mais cinco dias

Manaus – O Sindicato das Empresas Funerárias do Estado do Amazonas (Sefeam) alerta que estoque de urnas do setor deve durar por, no máximo, mais cinco dias. Desde o início da pandemia do coronavírus (Covid-19), no Amazonas, o número de mortes vem crescendo consideravelmente no estado. No último domingo (26), segundo a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), foram mais de 140 sepultamentos, além de duas cremações, maior número de sepultamentos em um dia, deste o início da pandemia no Amazonas.

(Foto: Reprodução)

O presidente do Sefeam, Manoel Viana, explica que antes da pandemia, Manaus tinha, em média, 30 óbitos por dia, destacando que os cemitérios e funerárias já estavam preparados para esta quantidade, mas que, por conta da pandemia da Covid-19, o número triplicou e o setor trabalha praticamente sem estoque.

“Nós fomos surpreendidos, então, nem o poder público estava preparado, nem tão pouco as empresas funerárias estavam preparadas com o estoque para suportar tamanha demanda”, destacou o presidente do Sefeam.

Novas urnas

O Sindicato tem buscado por meio da Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário (ABREDIF), meios para que não ocorra o desabastecimento no Amazonas. “A Associação está intervindo junto ao Governo Federal, para conseguir uma aeronave para trazer 2 mil urnas para Manaus. Hoje demos entrada no ofício, no Comando Militar da Amazônia, para que pudessem nos auxiliar também, para trazer o material, porque nós só temos mais cinco dias de urnas no setor privado”, ressaltou Viana.

Dados

Segundo a Semulsp, neste domingo (26), do total de 142 óbitos, 41 foram em casa, 10 confirmados como Covid-19. Outras 47 pessoas morreram por síndrome ou insuficiência respiratória, e um total de 28 tiveram como registro no atestado de óbito “causa indeterminada ou desconhecida”.

Anúncio