Manaus – Diante de um cenário crítico na rede de saúde pública do Amazonas, por conta da pandemia do novo coronavírus, o governador Wilson Lima anunciou na tarde deste domingo (12), durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais o abalado não somente na saúde, mas também na economia do Estado. Ele afirmou que haverá desemprego e que, segundo os especialistas, 80% da população será contaminada com o vírus.

Nenhum sistema de saúde do mundo tem capacidade para atender a todos ao mesmo tempo, declarou o governador Wilson Lima (Foto: Reprodução/Facebook)
O governo federal vai repassar R$ 15 milhões por mês para que o Estado possa capacitar o Hospital Delphina Aziz, referência em tratamento de pacientes contaminados por Covid-19 em Manaus.
“O sistema de saúde em nenhum lugar do mundo tem capacidade para atender todo mundo ao mesmo tempo. A mesma coisa acontece em uma casa, onde moram dez pessoas e, na mesma hora, todos têm dor de barriga e só tem um banheiro. Não dá para todo mundo usar o banheiro ao mesmo tempo”, exemplificou o governador
A secretária de Saúde, Simone Papaiz, afirmou também que o Amazonas sofre com a falta de medicamentos. “Estamos com baixíssimo estoque de medicamentos no Estado. O número de hoje não suporta o atendimento”, disse.
Ainda conforme a secretária, o remédio Tamiflu, usado no tratamento de doenças respiratórias, está em falta.