Manaus – O Governo do Amazonas divulgou na tarde desta sexta-feira (19), a flexibilização das restrições impostas em decreto a reabertura de parte do comércio no estado. Shoppings, Lojas, restaurantes e praças de alimentação vão poder reabrir respeitando medidas restritivas. O decreto passa a valer na próxima segunda-feira(22) e segue até o dia 28 de fevereiro.

Wilson Lima cede a pressão da classe trabalhadora e flexibiliza reabertura do comércio (Foto: Reprodução)
A justificativa do governo foi que a taxa de transmissibilidade que era de 1.3, passou para 0.95, menor valor deste ano. A redução foi de 24,7% e o Amazonas que já foi o primeiro na taxa de transmissão, passou para o 22º lugar no país. Na coletiva foi informado pela secretaria de saúde que a ocupação hospitalar é de 74% e que não há problema de oxigênio. Todas as unidades tem o produto garantido. Foi anunciado que o estado está na fase vermelha e o interior na fase roxa. Todas as medidas foram tomadas de acordo com dados técnicos da fundação de Vigilância e saúde (FVS) e levando em consideração os aspectos sociais e econômicos.
“O Amazonas, pelo menos a capital, continua em uma fase vermelha, que é uma fase crítica da pandemia. O interior continua na fase roxa, que é uma situação mais crítica que os casos estão aumentando significamente sobre tudo o município de Parintins, onde nós tomamos a decisão de montar um comitê naquele município.
O novo decreto vai iniciar na próxima segunda-feira (22) e vai até o domingo (28). A restrição de circulação vai continuar de 19h às 6h. Continua permitido sair apenas com extrema necessidade como ir ao hospital, drogaria ou situação que não pode ser evitada.
“Vai depender do esforço de cada um. Para a doença ser transmitida. Pro vírus ser transmitido é necessário o contato a aglomeração. Aí vai um esforço individual. Evite entrar em lojas que estejam com capacidade acima do permitido e denuncie para os órgãos de controle. Os proprietários das lojas também têm a responsabilidade de fazer isso. Estes ajustes que estamos fazendo, eles podem ser revogados e voltar a trás em qualquer momento de acordo com a evolução dos casos epidemiológicos. Se a gente perceber que lá no centro ou em outro centro comercial a aglomeração tá muito grande, como por exemplo no bate palma, todo mundo aglomerado, a gente não tem o que fazer a não ser retroagir e voltar a trás das decisões que nós estamos tomando aqui. E eu não tenho menor problema em fazer isso. Não vão ao comércio e nem ao shopping passear”, completou o governador.
Alterações no novo decreto (Válido de 22 a 28 de fevereiro)
Lojas em Geral
Horário de funcionamento: 9h às 15h
Serviço de entrega (delivery): 8h às 17h
Serviço de retirada (drive thru) 8h às 16h
Segunda a sábado
Supermercados
Mantém o horário de funcionamento (06h às 19h)
Está liberada a venda em todos os departamentos
Shoppings Centers
Horário de funcionamento: 10h às 16h
Serviço de entrega (delivery): 8h às 17h
Serviço de retirada (drive thru) 10h às 17h
Segunda a sábado
Praças de Alimentação dos Shoppings
Horário de funcionamento: 6h às 16h
Com distanciamento social e uso obrigatório de máscaras
Capacidade de 50% de sua ocupação total
Segunda a sábado
Unidades de Ensino
Permitida a parte administrativa
50% da capacidade de pessoas no local
Atendimento por agendamento
Segunda a sexta
Restaurantes, lanchonetes, e estabelecimentos registrados como restaurantes
Horário de funcionamento: 6h às 16h
Com capacidade de 50%
Serviço de entrega (delivery): até às 22h
Serviço de retirada (drive thru) até as 18h
Segunda a sábado
Marinas
Permitidas para manutenção e corretiva
Construção civil
Obras de manutenção e reforma em residências
Exame Nacional do Ensino Médio
Terça-feira (23) e quarta-feira (24)
Feriado escolar e ponto facultativo.
Recomendação para que as pessoas não saiam de casa durante a prova, principalmente de 11h às 13h. Horário de deslocamento dos alunos para fazer a prova.