Governo federal leva profissionais de saúde para São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga

Voo da FAB partiu neste domingo (17) transportando equipamentos de proteção individual, insumos como álcool em gel e equipamentos para atender hospitais da região

Brasília – Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou neste domingo (17) de Brasília levando 11 profissionais de saúde e milhares de equipamentos de proteção individual, insumos como álcool em gel e equipamentos para atender hospitais de São Gabriel da Cachoeira e de Tabatinga, no Amazonas.

Sesai e ministério da defesa levam insumos para o Amazonas (Foto: Divulgação/Sesai)

“Estamos embarcando agora para São Gabriel e Tabatinga, a fim de prestar apoio aos dois distritos do Amazonas”, disse antes do embarque o secretário Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, Robson Santos da Silva, que acompanha a missão representando o Ministro Interino da Saúde, Eduardo Pazuello.

Segundo o general Luiz Narvaz Pafiadache, secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd), do Ministério da Defesa, o envio visa combater o novo coronavírus (Covid-19) nas terras indígenas da região.

A região tem uma das maiores populações indígenas do País e é atendida pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Diseis) do Alto Rio Solimões e do Alto Rio Negro.

O voo partiu de São Paulo, fez escala em Brasília, e a previsão é de escalas na Serra do Cachimbo e em Manaus antes de chegar a São Gabriel da Cachoeira ainda neste domingo (17). Na segunda (18), a missão segue para Tabatinga.

* Com informações da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai)