Manaus inicia semana com mais de 50 pontos de vacinação contra a Covid-19

Os pontos de atendimento foram distribuídos em todas as zonas geográficas da cidade

Manaus –  Dando continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19, Manaus inicia a semana com 52 pontos de atendimento distribuídos em todas as zonas geográficas da cidade. São 47 locais para vacinação do público de 12 anos ou mais e quatro exclusivos para crianças de 5 a 11 anos, além do Centro de Convenções de Manaus (sambódromo), que mantém estações para os dois públicos.

(Foto: Camila Batista / Arquivo Semsa)

O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Djalma Coelho, informa que os locais de vacinação estarão com oferta de primeira à quarta dose, de acordo com os públicos e prazos definidos pelo Ministério da Saúde, mas que a maior expectativa é pelo comparecimento das pessoas que já estão aptas a receber a dose de reforço (terceira). “Constatamos que aproximadamente 770 mil pessoas completaram o esquema vacinal de duas doses há mais de quatro meses e não voltaram aos pontos de vacinação para a primeira dose de reforço”, destaca.

O secretário afirma que a situação preocupa as autoridades de saúde, porque após um período médio de quatro meses, a imunidade contra o vírus começa a cair e o grau de vulnerabilidade à Covid aumenta. “O cenário atual, com a queda expressiva de casos novos, internações e óbitos, levou as pessoas a uma zona de conforto, mas é preciso seguir com a imunização para manter esse perfil epidemiológico”.

Djalma Coelho lembra que todas as pessoas maiores de 18 anos que receberam a segunda dose contra a Covid há quatro meses ou mais devem se vacinar. “Mesmo idosos e trabalhadores da saúde que estão sendo vacinados contra a influenza devem ir aos pontos de atendimento. As vacinas podem ser tomadas ao mesmo tempo, não sendo mais necessário, no caso dos adultos, aguardar 14 dias”.

Só não devem buscar a vacina as pessoas que estejam com sintomas de qualquer doença na fase aguda. Nesse caso, a recomendação é aguardar a completa recuperação. “Fora isso, todos podem e devem ser vacinados e este é um apelo que fazemos: procurem o quanto antes um dos pontos de vacinação”.

O intervalo de quatro meses entre a segunda e a terceira dose é válido para a faixa etária de 18 a 59 anos. Para quem tem 60 anos ou mais o intervalo é de três meses e para as pessoas com alto grau de imunossupressão, de apenas 28 dias.

Crianças e adolescentes ainda não têm recomendação para a dose de reforço. A exceção é para os adolescentes imunossuprimidos, que devem ser vacinados com a terceira dose dois meses após a segunda.

Além disso, idosos de 70 anos ou mais e os adultos com imunossupressão podem tomar a quarta dose quatro meses após a terceira.

Locais

Dos 48 pontos de vacinação abertos nesta semana para o público de 12 anos e mais, 45 são unidades de saúde e três são pontos estratégicos de grande fluxo. Todos estarão funcionando das 9h às 16h.

Para as crianças, serão mantidos os cinco pontos estratégicos de atendimento – sambódromo, na zona Oeste; Sesi-Clube do Trabalhador, na zona Leste; Studio 5 e parque Cidade da Criança, na zona Sul, com funcionamento das 9h às 16h. Já o shopping Via Norte, na zona Norte, estará aberto das 10h às 16h.

Os endereços de todos os locais de vacinação, com os imunizantes disponíveis, documentação exigida e horários de funcionamento, podem ser consultados no site da Semsa por meio do link ou nos perfis da Secretaria nas redes sociais (@semsamanaus, no Instagram e Semsa Manaus, no Facebook).

A Semsa informa que os 52 pontos estarão abertos de segunda-feira,18, até a quarta-feira, dia 20, e não funcionarão na quinta, 21, e na sexta-feira, 22, em razão do feriado de Tiradentes e do ponto facultativo.

A vacina volta a ser oferecida no sábado, nas unidades abertas para a intensificação dos serviços de atenção básica da rede municipal, a exemplo do que ocorreu no último fim de semana, durante o “Sabadão da Saúde”.

Anúncio