MPF: Denasus faz inspeções em unidades de saúde do Amazonas

A partir das fiscalizações, serão elaborados relatórios sobre o atendimento nos locais, contratos e destinação de valores para o combate à pandemia de Covid-19

Manaus – O Ministério Público Federal (MPF) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) informam que foram realizadas inspeções em unidades de saúde no Amazonas que atuam no combate à pandemia de Covid-19, entre os dias 19 e 21 deste mês. As vistorias foram realizadas pelo Denasus para atender à Recomendação Conjunta nº 06/2020, expedida pelo MPF, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM).

Entre as unidades de saúde do Estado que foram alvo das inspeções do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) está o HPS Delphina Aziz (Foto: Yago Friota/GDC)

Também participaram das inspeções o Conselho Regional de Medicina, o Conselho Regional de Enfermagem, o Conselho Regional de Farmácia e a Vigilância Sanitária do Município de Manaus (Visa). Atuaram nas inspeções mais de 30 agentes públicos, os quais visitaram as seguintes unidades: Hospital Nilton Lins, Hospital Delphina Aziz, SPA São Raimundo, SPA Zona Sul, SPA José Lins, SPA Alvorada, HPS 28 de Agosto, HPS João Lúcio, HPS Platão Araújo e Central de Medicamentos dos Amazonas (Cema).

Além das unidades mencionadas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Visa, em apoio ao Denasus, efetuaram a contagem de leitos e respiradores de outras unidades de Saúde públicas e privadas de Manaus.

Após a conclusão das inspeções, serão elaborados relatórios sobre a regularidade dos fluxos de atendimento, dos contratos celebrados pelo poder público e da destinação dos valores públicos e insumos para o combate à pandemia de Covid-19.