Novo local atenderá pessoas em situação de rua durante período de pandemia

Ação no Centro de Convivência Estadual do Idoso é uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e o governo do Estado

Manaus – Com a campanha ‘Fique em casa’, que alerta sobre a necessidade do isolamento social e os cuidados de prevenção ao novo coronavírus, causador da Covid-19, a Prefeitura de Manaus está adotando medidas de proteção também às pessoas que não têm moradia.

Nesta quarta-feira (1º), foi disponibilizado um novo espaço de atendimento para pessoas em situação de rua, em parceria com o governo do Estado, no Centro de Convivência Estadual do Idoso (Ceci), localizado na Rua Wilkens de Matos, s/n°, bairro Nossa Senhora Aparecida, zona sul.

Além de higienização para as pessoas que não têm moradia, o local oferta 250 refeições diariamente (Foto: Divulgação/Semasc)

O local oferta, diariamente, 250 refeições, além de higienização para o público. As equipes de abordagem da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) vão orientar quanto aos sintomas e prevenção da Covid-19. Caso um usuário seja identificado, será realizado encaminhamento para uma unidade de saúde para os cuidados necessários.

O atendimento no Ceci recebe o apoio das Organizações da Sociedade Civil (OSC), Nova e Eterna Aliança, Vida Alegre, Casa de Sara, Desafio Jovem, Mais Amor e Nacer.

Equipamentos

O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), no bairro Petrópolis, zona sul, está dando continuidade também aos serviços de distribuição de refeições (café e almoço) e espaço de higiene para lavagem de roupas e banho, atendendo, diariamente, 70 pessoas, no horário de 8h às 14h.

Já o Serviço de Acolhimento Institucional Amine Daou Lindoso (SAI), que acolhe provisoriamente 30 adultos do sexo masculino com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, reforça as informações de prevenção e higiene, evitando ao máximo a saída e circulação dos assistidos.