Se fosse um País, AM seria o 1º em mortes por milhão devido a Covid

O Estado registrou 2.903 mortes por milhão nesta segunda-feira (19). Amazonas, DF e seis Estados lideram ranking

Brasília – Se fosse um País, o Amazonas seria o primeiro no ranking de mortos por milhão de habitantes em decorrência da Covid-19, de acordo com os dados do site Our World in Data, da Universidade Johns Hopkins. O Estado registrou 2.903 mortes por milhão nesta segunda-feira (19). Juntos, Amazonas, Rondônia, Distrito Federal e mais cinco Estados estariam entre os dez países com mais mortos por milhão, de Covid-19.

O Brasil se tornou o país das Américas com maior taxa de mortes causadas por Covid-19 por milhão de habitantes. Assumiu essa posição depois de ultrapassar México, Peru e Estados Unidos.

O Brasil se tornou o País das Américas com maior taxa de mortes (Foto: Alex Pazuello / Semcom)

No dia 16, o coeficiente de mortalidade do Brasil ficou em 1.735 óbitos por milhão de habitantes por aqui. O dos EUA fechou em 1.711 por milhão de habitantes.

Em números absolutos, os Estados Unidos ainda lideram. Têm o maior número de mortes pela doença: 570 mil. O Brasil é o segundo, com 375.049, conforme os dados do consórcio da imprensa Mas o País deve ultrapassar os EUA em número absoluto de mortes no segundo semestre de 2021, pelo ritmo seguido pela Covid-19 aqui, conforme projetam especialistas da Universidade de Washington (EUA).

Em 1.º de março, os Estados Unidos tinham 516 mil mortes, e o Brasil, 256 mil (ou 50% do total americano). No dia 16 de abril, os Estados Unidos alcançavam 567 mil óbitos, ante 369 mil no Brasil (65% das perdas americanas).

Como a vacinação está muito mais avançada nos Estados Unidos do que no território brasileiro, e o número de casos da doença continua em patamar muito alto no Brasil, segundo o levantamento, em agosto o País já poderá ter o equivalente a 95% do total de casos americanos.

O Brasil registrou 1.607 novas mortes pela Covid-19 nesta segunda-feira (19). A média semanal de vítimas ficou em 2.860.

Anúncio