UBSs e escolas atendem mais da metade do público vacinado neste sábado

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a expansão do atendimento para as unidades facilitou o acesso da população à vacinação contra a Covid

Manaus – As salas de vacina, das 43 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Prefeitura de Manaus e as cinco escolas da rede pública municipal e estadual, abertas especialmente para ampliar o acesso das pessoas de 45 a 51 anos à vacinação contra a Covid-19 neste fim de semana, tiveram um movimento alto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e atenderam mais de 50% do total de usuários vacinados na capital, neste sábado (12).

Levantamento realizado após o fechamento dos postos de horário regular, às 17h, mostra que 58% do total de 52.814 pessoas vacinadas até esse horário receberam a vacina nas UBSs e escolas, enquanto 42% foram atendidas nos nove grandes pontos de vacinação.

Vacinação contra a Covid-19 neste sábado (12) foi destinada à pessoas de 45 a 51 anos (Foto: Divulgação / Semsa)

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a expansão do atendimento para as unidades facilitou o acesso da população à vacinação. “Nossa preocupação era evitar grandes aglomerações nos postos e por isso decidimos colocar à disposição das pessoas locais mais próximos das suas casas, o que trouxe excelentes resultados”, observou. Segundo Shádia, a medida também garantiu rapidez na vacinação e mais conforto ao público.

A secretária ressaltou ainda que algumas unidades foram responsáveis por acolher os usuários de grandes pontos nos momentos de maior fluxo. “Ao verificar lotação em um local e tranquilidade em outro, fizemos o deslocamento dos usuários em vans e micro-ônibus para equilibrar a demanda. Isso aconteceu durante todo o dia”, informou.

Para a ação destes dois dias, que visa acelerar a cobertura vacinal da população da capital, foram colocados em funcionamento o total de 57 pontos de atendimento, com três deles em atividade por 32 horas seguidas: o Centro de Convenções de Manaus, o “Sambódromo”, o Centro de Convenções Vasco Vasques e a Arena da Amazônia. Esses locais abriram às 9h deste sábado e seguem em operação durante toda a noite/madrugada, encerrando as atividades às 17h de domingo (13).

Após as 17h deste sábado, nos três pontos de imunização foi aberta a vacinação para a faixa etária que só começaria a ser atendida no domingo, a de 40 a 44 anos. “Nosso propósito é facilitar a vacinação e a expectativa é que os postos sigam movimentados até o encerramento desta grande ação”, salientou Shádia.

A população estimada para a faixa etária de 40 a 51 anos é de 214 mil pessoas, excluídos os já vacinados em outras etapas da campanha municipal, segundo a Semsa. “É uma população grande, que vai continuar a ser vacinada no atendimento de rotina dos postos tradicionais”, disse Shádia, orientando que as pessoas, neste domingo, opte pelos locais de vacinação mais próximos de onde moram.

Anúncio