Vídeo: populares são barrados na porta do SPA Joventina Dias

Segundo os profissionais do SPA, as enfermarias do local estão lotadas de pacientes com suspeita de Covid-19

Manaus – Médicos só aceitam pacientes graves para atendimento no SPA Joventina Dias. Segundo os profissionais, a enfermaria do local está lotada de pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus e que poderiam contaminar outras pessoas que entrem na unidade.

Um vídeo que está circulando nas redes sociais, mostra um grupo de pessoas buscando atendimento no SPA Joventina Dias, localizado no bairro compensa 3, na zona oeste. Eles foram orientados a não entrar na unidade de saúde pois o local estava com as enfermarias lotadas com pacientes suspeitos de Covid-19.

“Nossa situação está precária aqui. Já chegaram mais pacientes graves, estamos com três pacientes na emergência, as enfermarias estão todas lotadas e todo mundo é suspeito de coronavírus. Tá complicada a situação!”, disse o médico aos populares.

O profissional de saúde reforçou que quem não estivesse em situação grave, não deveria acessar o SPA. “Então, quem ainda não tá numa situação grave, infelizmente, não tá dando para prestar atendimento. Principalmente porque se você não tiver e entrar, você vai adquirir (o novo coronavírus). Então, isso para o bem de vocês”, explicou o médico.

Nota

Em nota, a Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), informa que está orientando as pessoas com perfil de atendimento de Unidade Básica de Saúde (UBS) a buscar essas unidades municipais, até por uma questão de proteção a estes usuários que não precisam de atendimento de urgência e emergência.

A Susam reforça, ainda, a orientação para que pessoas com sintomas respiratórios leves fiquem em casa, em quarentena. Somente devem procurar as unidades de urgência e emergência aquelas com sintomas respiratórios graves, como dificuldade de respirar e tosse, além de febre.

*Matéria atualizada às 9h96, do dia 18 de abril, para acréscimo de informação

Anúncio