Amazonenses podem concorrer a bolsa para período de pesquisa em universidades italianas

Inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de outubro

Manaus – Pesquisadores doutores e estudantes de mestrado e doutorado podem concorrer a uma oportunidade de bolsa para período de pesquisa em universidades italianas. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) participa da chamada  Mobility Confap Italy – MCI 2018, realizada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Universidade de Bolonha, representando a rede de Universidades Italianas.

Os critérios avaliados em cada proposta estão descritos no edital (Foto: Sandro Pereira)

As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de outubro, por meio do link https://sigconfap.ledes.net/. O objetivo é apoiar a colaboração eficaz entre as partes para a cooperação científica, tecnológica e de inovação, por meio da mobilidade entre os dois países de estudantes de doutorado, estudantes de mestrado (mestrado acadêmico e profissional) e pós-docs.

A chamada oferece apoio para pesquisadores no Brasil, por meio de bolsas de estudos, como uma oportunidade para o desenvolvimento e fortalecimento de seus grupos de pesquisa via  colaboração e visitas recíprocas com um parceiro em alguns dos melhores grupos de pesquisa da Itália. Para os candidatos que concorrem do Amazonas, os critérios serão os mesmos descritos na Resolução N°001/2017 da Fapeam, que dispõe sobre critérios mínimos para a concessão das bolsas de mestrado e doutorado no país e no exterior.

Vale destacar que nenhuma taxa de matrícula será cobrada por nenhuma das partes participantes em nenhuma das categorias de mobilidade.

Em caso de mobilidade no âmbito de projetos com potencial valor comercial e a partir dos quais possam surgir direitos de propriedade industrial e intelectual, o anfitrião e as instituições de envio deverão assinar um contrato de colaboração específico que resolva esses assuntos. Tais contratos de colaboração específicos levarão em conta as legislações nacionais aplicáveis e as normas e convenções internacionais.

Os critérios avaliados em cada proposta estão descritos no edital. Dúvidas sobre a Chamada podem ser esclarecidas pelo e-mail confap.mci@gmail.com.