Aplicativo fornece informações em tempo real sobre preços de combustíveis

Por meio do ‘HeyGas’ é possível analisar no mapa disponível os postos mais próximos com os preços mais baixos e mais altos

Manaus – Para facilitar o dia a dia do consumidor que pesquisa o preço do combustível, o aplicativo ‘HeyGas’ foi lançado nesta quinta-feira (13), no laboratório de empreendedorismo e inovação Sebraelab, localizado na Avenida Leonardo Malcher, 904, Centro.

O aplicativo, disponível até o momento apenas na PlayStore, fornece informações reais sobre preços de combustíveis aos consumidores. De acordo com o CEO da startup, Léo David, o usuário não precisa preencher valores no aplicativo.

(Foto: Divulgação)

“Diferente dos outros aplicativos que já existem no mercado, não somo colaborativos. Então, não dependemos que o usuário abasteça o valor que está no posto para que tenhamos ele no sistema. O ‘HeyGas’ é totalmente automatizado, utilizamos os dados públicos da nota fiscal do consumidor para mostrar em tempo real o preço”, disse Léo David.

No sistema, é possível que o usuário verifique a data e o horário quando foram atualizados os valores de cada um dos 282 auto postos de combustíveis da capital amazonense. No aplicativo, os postos podem ser avaliados por meio de estrelas, de um até cinco, para medir o atendimento. Além disso, é possível escrever comentários com opiniões, desta forma, proporcionando transparência para o consumidor.

O ‘HeyGas’ ficou em primeiro lugar no evento Startup Weekend Manaus, no Sebraelab (Foto: Reprodução)

Com a atualização em tempo real, é possível analisar no mapa disponível os postos mais próximos com os preços mais baixos e mais altos. Segundo o secretário da Secretaria de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec), Rodrigo Guedes, isso facilita a fiscalização por parte do órgão.

“Para nós será fundamental para a fiscalização, vamos saber quem aumentou e não aumentou o preço do combustível, aonde está se originando o problema e quem está puxando o aumento, por exemplo. Até então, nós visitamos presencialmente os postos de gasolinas e, com esse aplicativo, já vamos saber imediatamente que posto aumentou de forma abusiva, contrariando a Lei 1.521/51 (Lei de crimes contra a economia popular)”, relatou Guedes.

O projeto nasceu em abril do ano passado durante o evento Startup Weekend Manaus no Sebraelab. Na ocasião, o ‘HeyGas’ ficou em primeiro lugar. Durante esse período a equipe desenvolveu e criou o aplicativo de utilidade pública, totalmente funcional. A versão para iOS estará disponível no prazo de 30 dias.