Arthur entrega PL que modifica estrutura da previdência municipal

O novo modelo a ser adotado no órgão, segue o mesmo plano que já ocorre na Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman)

Manaus – O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, entregou à Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei (PL) que modifica a estrutura administrativa e fiscal da Manaus Previdência, o que garante autonomia ao órgão, com a criação de mandatos para os cargos de direção e dos conselhos.

O novo modelo a ser adotado no órgão, segue o mesmo plano que já ocorre na Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman). De acordo com o prefeito, a “decretação da independência” da previdência municipal passará a contar com mandatos de quatro anos, renováveis por mais quatro, para quem preside o órgão. Além de mandatos de três anos, renováveis pelo mesmo período, para dois diretores da Manaus Previdência.

A entrega do PL foi feito, nesta terça-feira (19), na CMM (Foto: Divulgação/Semcom)

“Com isso, nós despolitizamos de vez a figura da previdência. O dinheiro nunca será tocado por mais ninguém de maneira imprópria. A previdência ficará assegurada e, no ritmo que vai, com rendimento de 3% a 3,5% ao ano, fora a inflação”, disse.

Segundo o prefeito, ao assumir a prefeitura, ele encontrou uma previdência falida. Hoje, ela possui uma liquidez de quase R$ 1,3 bilhão em caixa, fora outros ativos. Arthur afirmou que se recusou a utilizar o dinheiro da previdência para aplicar em outros projetos, como obras e pagamento de pessoal, o que acontece em outras cidades.

“A previdência tem que ser gerida em benefício único e exclusivamente dos aposentados e daqueles que ainda trabalham e irão se aposentar. Eles correram perigo, hoje, não correm mais”, acrescentou. Atualmente, Manaus é considerada a quarta melhor previdência do País, ficando atrás apenas de duas cidades praianas e Bauru (SP), conforme afirmou o prefeito. “Isso foi considerado oficialmente, após uma premiação que recebi, em Curitiba, recentemente. Se compararmos com as demais, a previdência de Manaus é, sem dúvida, a mais eficaz e mais sólida”, concluiu.

Anúncio