Automação com Arduino: veja o que é possível fazer com pouco dinheiro

Existem projetos mais interessantes e de baixo orçamento que com certeza melhoraram a vida de qualquer maker

Manaus – A automação é uma área da eletrônica que está em grande ascensão no mundo contemporâneo. E uma significativa adição a esse mundo foi a plataforma Arduino, uma placa contendo um microcontrolador capaz de viabilizar os mais diversos tipos de projetos.

(Foto: Divulgação)

Tendo isso em vista, este post terá o objetivo de compilar os projetos mais interessantes e de baixo orçamento que com certeza melhoraram a vida de qualquer maker. Os projetos abordados aqui serão: Automação de sistema de irrigação, Monitoramento de temperatura via Bluetooth, Controlando o brilho de uma lâmpada, Sistema de controle de acesso utilizando um kit RFID, e por último mas não menos importante, um Gamepad de PC desenvolvido a partir de um Arduino Pro Micro.

Projeto 1: Automação de Sistema de Irrigação

O primeiro projeto que será abordado aqui é um sistema de irrigação inteiramente desenvolvido utilizando a plataforma Arduino e seus componentes.

Este sistema pode ser implementado tanto em jardins pequenos como em áreas maiores, como sítios e plantações. Ou seja, pode ser realizado tanto por entusiastas como profissionalmente por agricultores. Basicamente, o projeto consiste em irrigar o solo automaticamente a partir da leitura e dos dados de umidade do solo captados por um sensor.

Os principais componentes utilizados serão um módulo sensor de umidade do solo e uma válvula solenóide para entrada de água.

Projeto 2: Monitoramento de temperatura via Bluetooth

O segundo projeto da nossa lista visa monitorar a temperatura do ambiente via Bluetooth. Basicamente, o sistema será capaz de medir a temperatura de qualquer cômodo de sua casa, por exemplo, e os dados serão todos transmitidos via Bluetooth, possibilitando que o morador tenha essas informações estando em qualquer lugar da residência. Para isso, os principais componentes utilizados serão um sensor de temperatura DHT11 e um módulo Bluetooth HC-06. Por motivos de economia de espaço, o projeto pode ser desenvolvido utilizando um Arduino Nano, já que é mais compacto e tem as mesmas funcionalidades do Uno.

Projeto 3: Controlando o brilho de uma lâmpada

O próximo projeto traz uma ideia bastante recorrente e extremamente útil em nosso cotidiano: o controle de brilho de lâmpadas. Sucintamente, o projeto consiste em controlar o brilho de qualquer lâmpada através do controle de voz.

O principal componente desse projeto é o NodeMCU, uma placa semelhante ao Arduino que proporciona algumas funcionalidades a mais necessárias para a confecção dessa ideia. Também será necessário utilizar o aplicativo da assistente virtual da Amazon para possibilitar comandar as ações apenas com comandos vocais.

Projeto 4: Sistema de controle de acesso

O penúltimo projeto apresentado aqui aborda o desenvolvimento de um sistema de controle de acesso utilizando um kit RFID.

Este projeto consiste em proporcionar ao usuário uma maior segurança em relação ao acesso de qualquer tipo de dados protegidos.

O principal componente aqui utilizado é o cartão RFID. Estes cartões têm uma tarja magnética capaz de armazenar dados digitais que podem ser lidos e escritos por meio de ondas de rádio. Ou seja, são ideais para garantir a segurança de qualquer informação!

Projeto 5: Gamepad de PC

O último projeto abordado neste post será o mais divertido: o desenvolvimento de um Joystick utilizando apenas componentes eletrônicos e Arduino! O projeto em si é autoexplicativo, um joystick para PC será desenvolvido utilizando como elementos principais o Arduino Pro Micro, push buttons como os botões do controle e um módulo joystick analógico para Arduino.

O Arduino Pro Micro será utilizado aqui devido a sua compatibilidade e a sua capacidade de se comunicar com o computador. Com esse projeto, você pode se divertir tanto na hora de montar como na hora de jogar!

Considerações Finais

Ao final desse post, espera-se que o leitor tenha se inspirado nos projetos aqui apresentados e, além de implementá-los, se sinta incentivado a procurar por mais ou até mesmo fazer seus próprios e compartilhar com a comunidade maker.

O objetivo aqui é mostrar como a plataforma Arduino é capaz de viabilizar projetos de baixo custo, e é uma ótima ferramenta para automatizar diversos trabalhos.

Se por um acaso, o leitor se interessou e quer comprar os componentes necessários para realizar os projetos aqui citados, basta acessar a loja virtual Eletrogate e conferir tudo o que é necessário para fazer qualquer projeto utilizando Arduino que puder pensar! Tanto os explicitados aqui como projetos novos.

Anúncio