Bazar promove empreendedorismo feminino no Vieiralves

Evento terá venda de roupas, artesanato e culinária; bazar contou com taxa social para mulheres em vulnerabilidade financeira

Manaus – O Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Manaus promove, neste sábado (10), um evento que promete diversificar as opções de compra para os consumidores manauaras na véspera do Dia dos Pais, ao mesmo tempo em que incentiva o empreendedorismo feminino, apoiando mulheres em situação de vulnerabilidade financeira.

(Foto: Divulgação)

O Bazar da Jutaí acontece, como o nome sugere, na avenida Rio Jutaí, no Vieiralves, no trecho entre a av. João Valério e a rua Acre. Reunindo cerca de 30 expositoras, o evento acontecerá das 15h às 21h e contará com venda de roupas, artesanato, culinária e música ao vivo.

De acordo com uma das líderes do Grupo Mulheres do Brasil em Manaus e organizadora do evento, Fabiana Souza, o Bazar reservou cerca de 20 das 30 vagas para expositoras mulheres em situação de vulnerabilidade financeira, que pagaram uma taxa social de R$ 20. Os demais expositores pagarão o valor de R$ 100.

“A expectativa é de que essas mulheres possam ter um impacto positivo na sua renda, atingindo um público diferenciado, já que se trata de uma região que é de médio e alto padrão, e trazer uma nova forma de exposição para um bairro considerado nobre da cidade”, declarou Fabiana.

O que o público pode esperar?

Para Yone Nascimento, representante das bazarzeiras do Manoa e uma das expositoras do evento, o público que passar pelo Bazar da Jutaí pode esperar “diversidade com qualidade”, peças únicas e de estilos variados.

“A maioria das pessoas que trabalham com brechó, quando compram suas mercadorias, pegam essas mercadorias e passam por um processo de curadoria, reaproveitam essas peças através da lavagem, dos reparos com costura, fazendo um retoque a mais nas peças”, afirmou.

Grupo quer empoderamento financeiro de mulheres

De acordo com Fabiana Souza, o evento tem como objetivo a promoção do empoderamento feminino, que tem na independência financeira das mulheres um de seus mecanismos mais efetivos de realização.

O tema faz parte da agenda do grupo Mulheres do Brasil, presidido nacionalmente pela empresária Luiza Trajano, das lojas Magazine Luiza.
Foi a partir de uma visita dela a Manaus e da conversa com outras duas integrantes do grupo – a defensora pública Carol Braz e a empresária Tânia Pinheiro – que nasceu a ideia do projeto.

Independência financeira

A bazarzeira Yone Nascimento também crê que a promoção do empreendedorismo feminino é um caminho para a elevação da autoestima e para uma maior liberdade de ação por parte das mulheres no seu núcleo familiar.

“Essa oportunidade de empreender tem se tornado uma porta da liberdade pra gente, de poder sair de dentro da casa da mãe, ou de um casamento abusivo, porque agora a gente sabe como sobreviver”, declarou Yone.