‘Caravana do empreendedorismo’ atende mais de 150 pessoas em Presidente Figueiredo

Especialistas que estão realizando oficinas e palestras sobre como empreender

Manaus – De forma presencial e com todos os cuidados sanitários para evitar aglomerações, desde segunda feira (20) a caravana conta com especialistas que estão realizando oficinas e palestras sobre como empreender; noções de modelo de negócios (Canvas); formalização de negócios; dicas de como fotografar produtos para redes sociais; whatsapp business; curso mulher empreendedora; gestão financeira para empreendedores; vendas no facebook; microcréditos; renovação da carteira nacional de artesãos; entre outras ações focadas no empreendedorismo. A realização é uma parceria entre o Sebrae, Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (SETEMP) e a Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo.

(Foto: Assessoria)

Empreender

Maria Ligia Brelaz Lobato, 50, trabalha com a venda de roupas masculinas e femininas há seis anos e participa dos cursos de empreendedorismo da caravana, no ‘município das cachoeiras’. “Quero ter mais conhecimento da minha área planejar e fazer a gestão do meu negócio de maneira profissional, e isso o Sebrae está me orientando”, comentou.

A empreendedora Fabrícia Lima Zamperini,37, trabalha com estivas há 15 anos, mas quer mudar de ramo e investir na venda de semi joias, área que ela entende ser uma boa oportunidade para ampliar suas atividades comerciais. “Para mudar de ramo tenho que conhecer o mercado mais a fundo e às orientações que estou recebendo da caravana empreendedoras estão me ajudando a tomar minhas decisões com prudência e planejamento. Mas, agora, estou bem mais segura”, salientou.

Segundo a coordenadora da caravana, Lucicleia Medeiros Marques, “está havendo uma excelente acolhida dos participantes, a maioria mulheres, que querem empreender com conhecimento de causa na pós pandemia e buscam às ferramentas adequadas, para obterem resultados positivos em suas iniciativas, através das nossas orientações”.

Todas as atividades da caravana estão sendo realizadas na Escola Municipal de Balbina. Segundo o diretor Frank Abrain Marques, 47, “a caravana representa a retomada presencial na escola, que abriu as portas para o Sebrae, por entender que com os cuidados para evitar aglomeração e com o avanço da vacinação, foram criadas as condições ideais para a realização do evento”.

Comunidades

O secretário de Empreendedorismo, Turismo e Comércio de Presidente Figueiredo, Edvan Carias, apoia as ações da caravana e está se mobilizando para levar o Sebrae a outras comunidades do interior do município. “A nossa economia sofreu muito com a pandemia da Covid19 e, agora, estamos retomando as atividades presenciais; e com o apoio do Sebrae iremos fortalecer o empreendedorismo, para gerar mais receita e postos de trabalho nas áreas de turismo, comércio e outras da nossa região”, frisou.

Segundo ele, a prefeita Patrícia Lopes Miranda investe em qualificação profissional e incentiva o empreendedorismo, para que as pessoas criem suas empresas, o que leva a movimentar a economia com mais diversidade. O Sebrae fez uma parceria com a prefeitura e tem em Presidente Figueiredo, uma referência de desenvolvimento na área.

MEIS

O coordenador de atendimento da Unidade de Atendimento e Relacionamento (UAR) do Sebrae, Marcelo Souza, conversou com o Secretário Edvan Carias e disse ” que a performance de formalização de MEIs (Microempreendedores Individuais ) do municipio é uma das mais altas do interior. A nossa parceria com a prefeitura está muito boa”, finalizou.

Anúncio