CDL-Manaus terá banco de dados em portal para contratações

A ideia é que os empresários passem a contratar trabalhadores – temporários ou não – por meio da plataforma digital que deve estar disponível para acesso no dia 1º de dezembro, segundo Ralph Assayag

Manaus – A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus) lançará um portal para facilitar a contratação de trabalhadores na capital do Amazonas. A plataforma digital tem previsão para entrar no ar, no dia 1º de dezembro, segundo informou o presidente da CDLM-Manaus, Ralph Assayag. Além disso, ele adianta que priorizará as contratações de trabalhadores que estejam com seus currículos cadastrados no sistema.

“A pessoa faz o cadastro e fica com uma senha. Os lojistas vão ter condições de acessar o portal e fazer a contratação. Eles vão dar prioridade para esta plataforma, para fazer a contratação com segurança. Tal iniciativa ajudará nas contratações temporárias comuns no final do ano, mas servirá para o ano inteiro”, disse ele.

Lojistas irão priorizar contratações de trabalhadores que estejam cadastrados no sistema da CDL-Manaus (Foto: Eraldo Lopes/Arquivo)

Assayag ressalta, ainda, que, aproximadamente, 2 mil trabalhadores temporários serão contratados para o período do Natal deste ano, número quatro vezes maior com relação ao ano de 2016, que foram 500. A previsão é que sejam contratadas 800 pessoas, no mês de novembro e 1.200, em dezembro. O maior número de vagas será em empresas que atendem de forma direta os consumidores como confecções, calçados e eletrodomésticos.

“A expectativa é de uma contratação inferior a dos anos de 2010 a 2015, porém, será maior em comparação com 2016. Acreditamos que vamos superar as vendas do ano passado porque tivemos menos demissões e menos lojas fechando nesse período. As vagas estão mais voltadas para vendedor, mas aí vem, também, operador de caixa, subgerente e fiscal”, explicou.

O presidente da CDL-Manaus comentou que o lojista será mais exigente na contratação em comparação com os anos anteriores. “A demanda vai ser maior, então, é essencial ter Ensino Médio, entender sobre informática e, quem tiver cursos de vendas, com certeza se destacará durante as seleções. Isso servirá tentar ‘pegar’ o melhor funcionário, já que vai ter um número maior de pessoas com relação ao número de vagas”, finalizou.
Sine Fácil

Outra plataforma que facilita a contratação de pessoas que estão à procura de um emprego é o aplicativo Sine Fácil. A ferramenta foi lançada, em maio, e funciona em qualquer smatphone que utiliza o sistema operacional Android e pode ser instalada gratuitamente.

Os candidatos podem acessar as vagas de emprego disponíveis no Sine de todo o País e se candidatarem a elas pelo telefone.

Anúncio