Chegada de turistas internacionais no AM aumenta em 18,2% em 2024

O Estado recebeu mais de 28,4 mil visitantes estrangeiros, superando os 24 mil registrados em 2023

Manaus- O Amazonas foi destaque na pesquisa do Ministério do Turismo (Mtur), Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Polícia Federal. De acordo com a pesquisa, em 2024, o crescimento da chegada de turistas internacionais foi de 18,2% em comparação a 2023. A pesquisa foi divulgada na última terça-feira (7).

(Foto: Lucas Silva /Amazonastur)

O estudo aponta que os destinos amazonenses receberam 28,4 mil turistas internacionais em 2024, sendo 2.281 somente em dezembro.

O levantamento apresentou o Teatro Amazonas, Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, como os principais atrativos turísticos visitados. Trilhas, passeios de barco e visita às comunidades indígenas também foram citadas, o que destaca o Amazonas como um destino ideal para a prática de etnoturismo, ecoturismo e turismo de natureza.

Os dados fazem parte de um levantamento que analisou o fluxo de turistas internacionais em todo o Brasil. Foram destaque os estados nortistas Amapá (+23,2%) e o Pará (+47,4%), que recebeu eventos da COP 30.

Conexões aéreas impulsionam o turismo internacional

Para reforçar e impulsionar o turismo internacional, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), investiu na ampliação da malha aérea, com o anúncio de novos voos internacionais e nacionais, que aumentam a conectividade do Amazonas.

Atualmente, Manaus possui voos diretos para Miami e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, operados pela Gol e Azul Linhas Aéreas e para Bogotá, na Colômbia, operado pela Avianca e para o Panamá, operado pela Copa Airlines.  Além disso, há conexões para Puerto Ordaz, na Venezuela, pela Conviasa e recentemente o foi anunciado a retomada do voo para Lisboa, em Portugal, pela TAP Air Portugal, que posiciona o Amazonas como uma porta de entrada para turistas europeus.