Com inflação em alta, professor dá dicas para economizar nas compras do dia a dia

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Teresa, Roberto Melo, orienta sobre como fazer as compras

Manaus – Com a inflação em alta, as famílias têm feito malabarismo no orçamento, para poder manter as compras básicas do dia a dia. É preciso adotar algumas estratégias para não perder o controle das finanças. O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Teresa, Roberto Melo, lista algumas dicas para serem aplicadas no momento das compras.

(Foto: Divulgação / Assessoria)

A primeira dica é preparar uma lista de compras antes de sair de casa. Ele explica que, dessa forma, evita-se pegar produtos que não sejam necessários. Outra orientação importante que ele dá é determinar o valor máximo a ser gasto nas compras, para que não precise, por exemplo, extrapolar o limite do cartão de crédito. “Tudo que as pessoas menos precisam nesse momento é fazer dívidas que não possam pagar. O momento exige prudência, mesmo que isso signifique deixar de comprar determinada marca de produto”, ressaltou.

Ele destaca, também, a importância de pesquisar os preços e de acompanhar os dias das ofertas nos supermercados, mesmo que seja preciso ir mais de uma vez às compras. “Normalmente, há o dia de promoção de frutas e legumes, dos produtos de limpeza e de carnes. Aproveitar esses dias pode significar uma boa economia”, frisou.

Aos pais, Roberto Melo diz que uma boa tática é evitar levar as crianças ao supermercado, porque elas sentem-se atraídas pela variedade de produtos.
Para compras maiores, ele recomenda pesquisar os preços nos atacadistas.

Uma sugestão é preparar um cardápio semanal. Dessa forma, a família compra apenas o essencial para o período.

Economia doméstica é um dos temas tratados no curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Teresa, que funciona na Rua Acre, 200, Nossa Senhora das Graças. A faculdade tem a preocupação, explica Melo, de formar profissionais com sensibilidade, inovadores e empreendedores.

Anúncio