Comércio do AM prioriza vendas online para evitar aglomerações durante a ‘Black Friday’

Medida cumpre decreto estadual de combate ao novo coronavírus no Amazonas

Manaus – Por conta da pandemia do novo coronavírus, a expectativa para o comércio é que a tradicional semana de promoções conhecida como ‘Black Friday’ priorize as vendas pela internet para evitar aglomerações nos estabelecimentos de Manaus. Entretanto, há quem não perca a oportunidade de conferir as promoções pessoalmente, mas os clientes terão surpresas com as medidas restritivas previstas para esse ano.

A tradicional Semana Promocional, será realizada no dia 27 de novembro e para este ano é esperada uma Black Friday ‘híbrida’, como afirma o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Logistas do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Azury Benzion. “Nosso desafio é fazer uma Black Friday de modo híbrido, envolvendo a parte on-line e a parte física, para que não haja tantas aglomerações mas que também não faltem os produtos promocionais como é esperado dessa tradicional semana de promoções. A principal maneira é usar as mídias sociais, como Instagram para aquelas empresas que não possuem um site”, pontuou.

Expectativa é que o comércio priorize vendas online para evitar aglomerações durante a ‘Black Friday’ (Foto: Franscisco Rodrigues / GDC)

Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, um decreto do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Governo do Amazonas, proíbe que haja a realização de liquidações e divulgação da semana de promoções. O decreto também aconselha que os lojistas invistam no e-commerce, com ofertas pela internet e oferecimento de serviço drive-thru para que os clientes possam comprar pela internet e buscar o produto pessoalmente.

A Agente Imobiliária Marina Pedrosa, afirma que vai procurar as promoções de forma online. “Eu acho que muita gente vai aproveitar, mas muita gente também não vai se prevenir. As pessoas deveriam se conscientizar e comprar online, eu mesma vou comprar pela internet, disse.

A determinação prevista no artigo 9º do Decreto Estadual nº 42.330, de 28 de maio de 2020, considera a semana de promoção Black Friday e orienta para que os lojistas restrinjam o número de consumidores dentro das lojas e tomem medidas preventivas como oferecimento de álcool em gel para os clientes. O presidente da FCDL-AM reforça as medidas para evitar aglomerações.

“As lojas vão ter barreiras e só vai poder entrar um determinado número de pessoas. Se houver fila vai ficar do lado de fora, como estamos reforçando entre nossos colegas lojistas. Como vai ser um fim de semana longo, as pessoas podem deixar para comprar em determinados horários para evitar grandes aglomerações”, afirmou Benzion.

Entusiasta da semana de promoções, a secretária escolar, Anne Almeida, acredita que há promoções que são melhor aproveitadas presencialmente, mas tem consciência que pelo período de pandemia, os clientes devem estar atentos às promoções online.

“Na verdade todo ano a gente procura economizar, já que as coisas estão tão difíceis, com a pandemia ficou pior financeiramente e economicamente. Ficar ligado em descontos é sempre bom. Tem coisas que a gente só encontra ao vivo e a cores mas com a pandemia precisamos estar conectados com a internet e com as promoções que as lojas procuram divulgar”, afirmou.

Anúncio