Como criar um nome de marca: passo a passo

Para a maioria das marcas, o objetivo é simplesmente criar um nome descritivo e memorável

Manaus – Você sabe como criar um bom nome de marca para sua empresa? Você pode seguir as etapas a seguir na ordem ou experimentar uma dessas dinâmicas para escolhê-la.

(Foto: Reprodução/Pexels)

  1. Pergunte a si mesmo o que impulsiona seu negócio

Para a maioria das marcas, o objetivo é simplesmente criar um nome descritivo e memorável. Mas antes de considerar uma identidade verbal para sua empresa ou produto, uma marca deve descobrir qual promessa fará aos seus clientes e o que os torna únicos.

Algumas das perguntas que você deve se fazer quando começar um negócio são:

  • Qual é o objetivo da minha empresa?
  • Como somos diferentes?
  • Quais são as nossas vantagens sobre a nossa concorrência?
  1. Identifique seu público-alvo

Para decidir qual será o nome da sua marca, você precisa identificar e conhecer o seu público-alvo. Entender isso permitirá que você pense em nomes que representem algo significativo para essas pessoas.

Neste ponto, observe a sua concorrência e envie um questionário a pessoas que conheçam o perfil que pretende alcançar.

Sugira palavras aleatoriamente e analise quais são mais bem recebidas pelo público. Você também pode pedir a essas pessoas que sugiram um nome para você.

Independentemente disso, lembre-se de escolher um nome de marca que seja fácil de lembrar e não se assemelhe a algo que já existe. Isso tornará mais fácil posicionar sua empresa em seu nicho de mercado.

  1. Faça um brainstorming de nomes para empresas

Escreva em diferentes papéis palavras e frases que caracterizam o seu negócio. Não se prive de escrever o que achar necessário, por mais ridículo que possa parecer.

Qualquer palavra ou frase pode desencadear outras ideias que podem ajudá-lo a criar o nome.

O brainstorming caracteriza-se justamente por não analisar cada pensamento, mas deve ser uma ação que deixa fluir a imaginação.

Depois de ter a lista de palavras-chave e frases, você terá que filtrar muitas delas para obter uma série mais curta com nomes simples, reconhecíveis e fáceis de pronunciar.

Se no momento você tiver dúvidas sobre o que escolheu, recomendamos que você pause o processo de seleção e volte a ele em outro momento para descansar e esclarecer suas ideias.

Depois de tomar a decisão, certifique-se de que o que você escolheu está de acordo com o mencionado acima. E, o mais importante de tudo, verifique com o que você associa essa palavra ou frase ao lê-la.

Também sugerimos que você peça a opinião de outras pessoas. Isso pode ajudá-lo a esclarecer a imagem.

Por fim, quando tiver decidido uma opção, pergunte-se:

  • O nome realmente se destaca e se diferencia dos meus concorrentes?
  • Minha atividade comercial é rapidamente associada?
  • O nome é único, simples, curto e adaptável?

Se a resposta for sim, temos um nome vencedor!

  1. Se necessário, altere o nome

As coisas podem mudar com o tempo. Por esse motivo, se você acha que uma mudança de nome faz sentido para sua estratégia, considere essa possibilidade.

Você sabia que a marca esportiva Nike Se chamava Fita Azul quando foi criada?

O nome foi usado pela primeira vez pelo fundador da empresa, Phil Knight, quando perguntado por investidores japoneses qual era o nome de seu negócio. Como ele ainda não sabia como iria chamá-lo, ele rapidamente olhou ao redor e notou a fita azul de um prêmio que ele ganhou. A partir daí surgiu Fita Azul .

Como você pode ver, não houve planejamento na escolha desse nome. Depois de muitos anos, por razões legais, ele teve que pensar em outra opção. Após trocar ideias com sua equipe, acabou aceitando a sugestão de “Nike”, nome da deusa grega da vitória.

Desde então, a marca está totalmente associada a um elemento referente ao segmento de artigos esportivos. Além disso, o nome da marca é curto, fácil e memorável.

  1. Use um gerador de nome de marca

Para criar um nome de marca a partir de ideias inovadoras, recomendamos o uso de um gerador de nomes online.

Dicas para criar um nome de marca

Crie um posicionamento robusto

Este é um tema extenso e central em qualquer estratégia de marketing digital. Parte da construção de uma marca competitiva é torná-la única e significativa.

O motivo do negócio pode ser uma pista valiosa para pensar em associações e tendências que estão ligadas ao nome da marca que você deseja criar.

Seja claro sobre a promessa da sua marca

Toda marca memorável tem um propósito, promessa ou garantia. Os produtos ou serviços aos quais se dedica têm um propósito e existe uma causa primeira que move o negócio a fazer o que faz.

Reflita sobre isso para escolher o nome da sua empresa. O que leva as pessoas a fazer uma compra? Qual é a sua motivação para se dedicar ao crescimento do negócio? Qual é a visão, missão e valores da sua empresa?

Considere a identidade visual

Se você estiver criando uma marca do zero, o design do logotipo e a identidade geral podem ser uma etapa posterior. O que você vai usar para sua marca?

Contemple a representação do produto ou serviço

Para criar o nome da marca, é importante que ele possa ser tanto a carta de apresentação do seu negócio “hoje quanto amanhã”. Ou seja, se no futuro você decidir incorporar mais produtos ao seu catálogo ou oferecer serviços diversos e manter a marca, o nome deve ser adaptável.

Considere a promoção da marca

Muito foi falado sobre como escolher o nome da sua empresa. Uma dica fundamental é pensar em como ela vai coexistir e potencializar os demais elementos do seu branding: logo, slogan, redes sociais, identidade visual, valores.

Exemplos de nomes de marcas

Depois de ter passado por todas as dicas para criar nomes para marcas e empreendimentos únicos, queremos ver casos específicos que certamente o ajudarão na sua decisão.

Como você pode ver, geralmente são nomes curtos, atraentes, originais que não são difíceis de pronunciar. Isso ajuda muito para que as marcas sejam lembradas! Estar presente na mente de seus consumidores significa que você está fazendo uma excelente estratégia de branding.

Anúncio