Confira se você está no 2º lote de restituição do Imposto de Renda

Entre os beneficiados, 1,1 milhão são idosos

São Paulo – A Receita Federal liberou na manhã desta sexta-feira (23) a consulta à lista de contemplados no segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2023. O crédito bancário para os 5.138.476 contribuintes na lista será realizado na sexta-feira (30), no valor total de RS 7,5 bilhões, integralmente destinado a grupos com prioridade.

(Foto: Joédson Alves / Agência Brasil)

 

Entre os beneficiados, 1,1 milhão são idosos, 70.589 apresentam alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 468.889 têm o magistério como maior fonte de renda.

Há ainda 3,5 milhões de contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que recebem antes por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.

Quem não for contemplado nos dois lotes iniciais ainda terá a oportunidade de receber a restituição nas rodadas de pagamento a ser efetivadas nos dias 31 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro.

Consulta

Para saber se você está entre os contemplados do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2023, basta acessar a página da Receita na internet. Também é possível realizar a consulta pelo aplicativo do Fisco, disponível para Android e iOS.

Em todos os sistemas, o contribuinte descobre se a sua restituição foi liberada, se ainda está sendo processada ou se existem pendências. Neste último caso, as correções podem ser feitas por meio de uma declaração retificadora.

Anúncio