Conheça os 5 últimos campeões da La Liga

Esses grandes times protagonizam ano a ano confrontos eletrizantes para os fãs de futebol e de aposta

Manaus – A La Liga, principal competição de futebol na Espanha, tem sido palco de uma intensa batalha pelo título a cada temporada. Nos últimos anos, entre os campeões da La Liga, testemunhamos equipes excepcionais, como o Real Madrid de Cristiano Ronaldo, o Barcelona do trio MSN e os comandados por Diego Simeone no Atlético de Madrid.

(Foto: Unsplash)

Esses grandes times protagonizam ano a ano confrontos eletrizantes para os fãs de futebol e de aposta, que redefinem os padrões de excelência no futebol europeu. Nesses 92 anos do Campeonato Espanhol, vemos um grande domínio desses três times: são 35 títulos para o Real Madrid, 27 para o Barcelona e 11 do Atlético de Madrid.

Mas também há espaço para outros times e histórias grandiosas. Como o Athletic Bilbao, que com times formados apenas por descendentes do País Basco, conquistou 8 títulos espanhóis. Ou o Valencia, que soma seis taças em sua história.

Nesta edição da La Liga, a “pedra no sapato” dos gigantes vem sendo o Girona, time dos mesmos donos do Manchester City e que, em janeiro, liderava o campeonato, em busca da sua primeira taça.

Relembre neste texto quais foram os últimos cinco campeões da La Liga e como foram as campanhas deles:

2022/2023: Barcelona

Foi no clássico catalão contra o Espanyol que o Barcelona conquistou o seu 27º título da La Liga, o primeiro após a saída de Lionel Messi do clube. O grande nome desta campanha foi o polonês Robert Lewandowski, que marcou os dois gols do jogo do título e foi o artilheiro da competição com 23 gols.

Ao fim das 38 rodadas, o Barça terminou o Espanhol com 88 pontos, sendo 28 vitórias e apenas seis derrotas. Foram 10 pontos de vantagem sobre o então campeão Real Madrid.

2021/2022: Real Madrid

Também foi diante do Espanyol que o Real Madrid garantiu o título espanhol de 2022, o 35ª da história do time merengue. A taça foi conquistada com quatro rodadas de antecedência e com uma vantagem de 13 pontos sobre o vice Barcelona. Para os fãs de aposta de futebol que gostam de uma estatística, esta foi a terceira maior diferença da história da competição.

Esta edição da La Liga teve o francês Karim Benzema (na época melhor jogador do mundo) como o artilheiro, com 27 gols. Esta conquista também consagrou o lateral brasileiro Marcelo como o maior campeão da história do Real Madrid, com 24 títulos pelo clube.

2020/2021: Atlético de Madrid

Em 2021, foi a vez do Atlético de Madrid dar um intervalo à hegemonia de Real Madrid e Barcelona entre os campeões da La Liga. O time comandado pelo argentino Diego Simeone foi campeão da La Liga pela 11ª vez.

A consagração veio somente na última rodada, na vitória em 2 a 1 sobre o Valladolid, com gols de Ángel Correa e Luisito Suárez. O Atleti terminou o Campeonato com apenas dois pontos de vantagem sobre o rival Real Madrid, com 86 pontos.

Apesar do título colchonero, a artilharia daquela edição foi de Lionel Messi, pelo Barcelona. O argentino havia balançado as redes 30 vezes.

2019/2020: Real Madrid

Sob o comando de Zinedine Zidane, o Real Madrid conquistou em 2020 o seu 34º título espanhol, interrompendo uma sequência de dois títulos do Barcelona.

A consagração veio com uma rodada de antecedência, após a vitória em 2 a 1 sobre o Villarreal. Os dois gols da partida foram marcados pelo francês Karim Benzema.

O Real Madrid terminou a La Liga de 2019/2020 com 87 pontos, cinco a mais que o Barcelona. Lionel Messi foi o artilheiro desta edição com 25 gols.

2018/2019: Barcelona

Com três rodadas de antecedência, o Barcelona conquistou o seu 26º título espanhol em 2019. Este foi o último título da “Era Messi”, que deixou o clube com 10 títulos de La Liga no currículo.

Foi justamente dele o gol do título, marcado na vitória em 1 a 0 sobre o Levante pela 35ª rodada do Campeonato. Messi foi o artilheiro absoluto dessa edição com 36 gols.

Ao fim das 38 rodadas, o Barcelona continuou sua sequência como campeão da La Liga com 87 pontos, ficando 11 à frente do vice-líder Atlético de Madrid.