Covid afasta funcionários em 60% dos comércios em Manaus

Seis em cada dez comerciantes apontaram afastamento de empregados

Manaus – Seis em cada dez comerciantes de Manaus apontaram afastamento de empregados por conta da Covid-19 e quatro em cada dez registraram queda nas vendas. Os dados são do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas, realizada entre os dias 10 e 14 deste mês, sobre a percepção dos empresários quanto aos impactos das variantes de Covid e de Influenza nos negócios.

(Foto: Divulgação)

De acordo com o  presidente da Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio/AM), Aderson Frota,  o estudo busca discernir as preocupações dos empresários neste recrudescimento da pandemia de Covid-19. “Nos antecipamos em ouvir as dificuldades e expectativas das empresas, foram 52 selecionadas. Buscamos entender o momento e identificar as necessidades dos empresários do segmento. Aproveitamos a oportunidade para reiterar a importância da adesão de todos às medidas protetivas adotadas na primeira e segunda onda da pandemia”, disse.

Quanto às expectativas econômicas para os próximos meses, pouco mais de um terço dos  empresários vê um “cenário preocupante”, enquanto que um  terço esperam um ‘cenário desafiador” e  um “cenário positivo com aumento nas vendas”.

Para a retomada da economia, seis em cada dez empresários entendem que são necessárias medidas como “linhas de crédito com juros baixos e menos burocracia” e pouco mais de um terço pedem “redução nos custos dos fretes”. Já 4% querem a  “flexibilização das leis trabalhistas”.

Anúncio