Manaus – Ter uma ideia inovadora, montar um plano de negócio, estudar o mercado e procurar investidores são algumas etapas para quem deseja abrir uma startup. O levantamento mais recente da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) informa que, em 2021, já foram mapeadas quase 14 mil startups no Brasil. Em Manaus, um curso ‘Formação de Startups’ gratuito será lançado para os interessados na área.

(Foto: Divulgação)
Entre 2016 e 2021, a quantidade de empresas do tipo passou de 4.273 para 13.902, um aumento de mais de 300%. Em Manaus cerca de 50 startups estão ativas.
Diante desse cenário, com o objetivo de fomentar e incentivar, a Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) faz o lançamento do curso ‘Formação de Startups’ que acontece nesta sexta-feira(11), às 18h30, no Casarão da Inovação Cassina.
As inscrições para o evento “Formação de Startups” encerra nesta quinta-feira(10). O curso será realizado nos dias 11, 12 e 13/2, no Casarão da Inovação Cassina, na rua Bernardo Ramos, no Centro Histórico de Manaus.
As 40 vagas podem ser preenchidas por meio do link por empreendedores, profissionais de TI e estudantes interessados em criar a própria startup.
O objetivo é oferecer um conteúdo de imersão sobre empreendedorismo e inovação para aqueles que desejam criar a própria startup, além de empregar conhecimentos básicos sobre mercado, usuário/cliente, ideação, mindset empreendedor, marketing e vendas, comunicação, ecossistema, valores, oportunidades, entre outros; atiçar o espírito empreendedor e inovador e estimular o desenvolvimento de novas startups na cidade.
Com duração de 18 horas, o curso permitirá ao aluno uma interação com mentores selecionados em todo Brasil. Essa metodologia tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos, ampliar network e criar oportunidades em outros ecossistemas e mercados. Esta é a primeira turma de um total de seis que serão formadas durante o primeiro semestre de 2022, totalizando 240 alunos.
“Cabe ressaltar que existe uma oportunidade real de transformar Manaus em um dos principais hubs de inovação do país, uma vez que a cidade reúne diversos componentes necessários para a construção de um ecossistema saudável de startups. Afinal, são mais de 20 instituições de ensino, diversos institutos de pesquisa, investimentos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), setores econômicos diversificados e consolidados, filiais de grandes corporações, além de um povo extremamente criativo e empreendedor”, salientou o diretor de Inovação do IDT-Cema, Daniel Takaki.