Dia da Liberdade de Impostos vai ofertar dez mil itens com descontos de até 80%

A ação vai contar com a adesão de 250 lojas, segundo a CDL Jovem. A estimativa é que a ação deve atingir aproximadamente 100 mil pessoas

Manaus – Mais de dez mil produtos estarão com descontos de até 80%, equivalente à alíquota paga em tributos, durante o Dia da Liberdade de Impostos (DLI), que acontecerá nesta quinta-feira (24), em dois shoppings de Manaus. A ação vai contar com a adesão de 250 lojas, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Manaus (CDL Jovem Manaus) que coordena o protesto.

O Manauara Shopping participará da ação da CDL Manaus Jovem (Foto Arlesson Sicsú/Arquivo DA)

A estimativa é que a ação atinja aproximadamente 100 mil pessoas. “É um protesto onde a população participa de forma ativa, indo ao local, lá nós também teremos equipes de voluntários da CDL Jovem e parceiros conversando com os consumidores sobre a proposta”, destaca o presidente da CDL Jovem Manaus, Luiz Eduardo Leal.

O presidente também ressalta que durante a ação não há sonegação de impostos, mas um abatimento proporcional ao tributo com a remarcação de preço ou o desconto na nota fiscal.

“O mais importante é enfatizar como a carga tributária dos produtos e serviços é muito alta no País e que esse dinheiro que a gente paga tem um retorno muito baixo na saúde, segurança e educação”, afirma Leal.

Os lojistas do Manauara Shopping apostam em um aumento de até 50% nas vendas durante o Dia de Liberdade de Impostos. Mais de 140 lojas do centro de compras vão aderir ao protesto.

“É um momento de grande expectativa dos consumidores, que já consideram a data como uma das principais liquidações do ano. Já estamos preparados para receber um fluxo maior de clientes”, afirmou o superintendente do Manauara Shopping, Fábio Deganutti.

Mais da metade das lojas do Amazonas Shopping confirmaram participação na campanha, segundo o superintendente Rodrigo Vabo. Os dois shoppings funcionarão em horário especial das 10h às 23h.

De acordo com a CDL Jovem Manaus, para ter acesso às lojas participantes, o consumidor pode baixar o aplicativo Twain, que disponibiliza, além dos estabelecimentos que aderiram, os produtos, preços, e o valor abatido correspondente aos tributos cobrados nos itens.

Neste ano, estabelecimentos de 15 estados e do Distrito Federal aderiram à iniciativa.

Impostos

De acordo com o Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo, mais da metade do preço da gasolina é tributo (61,95%), enquanto na conta de energia o peso é de 48,28%. Nos jogos de video game, a incidência de impostos chega a 72%.

Vestuários como calça jeans, camisa e sapatos têm cerca de 1/3 do valor final compostos por tributos.

Anúncio