Manaus – O mercado do agronegócio no Brasil faz parte de uma alta porcentagem do PIB do país, cerca de 27% do valor total. Outra questão também é a da empregabilidade, o agro é o responsável por empregar milhões de brasileiros em todo o país, dessa forma, muitas pessoas tiram o sustento de suas casas todos os meses por causa desse setor.

(Foto: Freepik)
Por causa da sua importância, pode-se entender porque o setor tem buscado cada vez mais por inovação e novas tecnologias que aumentem ainda mais os resultados do setor e ainda otimizem o processo desde a preparação do solo até o cultivo e, por fim, a colheita das culturas. Dessa forma, veja a seguir um pouco melhor sobre as tecnologias que têm sido implementadas no agro e como o próprio e-commerce surgiu para aumentar a competitividade de preços e concorrência neste mercado.
E-commerce e lojas virtuais
Um dos maiores e mais completos e-commerces do Brasil é a Agrofy, no site é possível encontrar todos os tipos de soluções, desde máquinas agrícolas, até insumos e infraestrutura. Assim, ela é considerada o mercado online do agronegócio e consegue atender os produtores rurais em praticamente todas as suas necessidades. A grande vantagem é que o cliente consegue encontrar todas as soluções para os seus problemas em um único lugar, o que pode economizar no frete e também ganhar descontos.
Máquinas agrícolas
As tecnologias usadas nas máquinas agrícolas de última geração são focadas em melhorar o desempenho do equipamento e também aumentar a segurança dos operadores desse maquinário. Dessa maneira, é muito importante entender que mesmo elas sendo grandes e pesadas, elas possuem detalhes que fazem toda a diferença, como, por exemplo, no caso dos tratores os pneus que são escolhidos para aquela máquina podem definir se ele terá mais ou menos chances de derrapar em solos instáveis.
Drones pulverizadores
Os drones pulverizadores são uma das mais altas tecnologias usadas no agro nos dias de hoje, isso porque eles são os responsáveis por sobrevoarem as fazendas e fazerem a pulverização dos insumos, como, por exemplo, fertilizantes.
A grande vantagem é que alguns modelos possuem câmeras, onde o produtor rural consegue ver como anda o desenvolvimento da sua plantação. Um dos principais usos dessa tecnologia é nos casos de terrenos instáveis e de difícil acesso, assim, com o drone é possível garantir que toda a área foi pulverizada de forma mais igual e por completo.
Aplicativos e GPS
Com o desenvolvimento de aplicativos, é possível que o agricultor acompanhe toda a evolução da sua lavoura direto do seu telefone. Assim, também é possível fazer o planejamento do plantio da safra e melhorar as condições do solo também.
Outra questão muito importante é o uso de GPS nas fazendas, o que ajuda e muito na questão da organização dos lotes de terras e dos locais onde as grandes máquinas precisarão realizar seus trabalhos e, ainda, ajuda a mapear toda a área cultivada.