Em Manaus, 73% dos consumidores pretendem presentear no Dia dos Pais

O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) realizou um levantamento com 293 consumidores

Manaus – Levantamento de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor para o Dia dos Pais na cidade de Manaus, realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), indicou que 73% dos entrevistados responderam que pretendem comprar apenas no período do dia dos pais e não em outras épocas do ano, 14% não irão comprar e 9% estão indecisos. A pesquisa foi realizada no período de 20 a 29 de julho e tem o objetivo identificar a intenção de compra por segmento, escolha do local para as compras, intenção de gastos, modalidade pagamento, entre outros.

(Foto: Danilo Mello/Arquivo)

As informações obtidas são particularmente importantes para as empresas do comércio varejista, pois servem como balizador para tomada de decisões de investimentos e planejamento de compras. A pesquisa foi realizada com 293 consumidores.

As intenções de compras para os bens de consumo de natureza pessoal se destacam em: vestuário (32%), perfumaria (20%), calçados (18%), smartphone (9%), relojoaria (9%), artigos eletrônicos (6%), artigos esportivos (5%), informática (2%).

Os consumidores também foram questionados sobre os locais que preferem fazer as suas compras. A preferência da maioria são os shopping centers (50%), seguido do centro da cidade (37%) e do Comércio local (13%).

Além do local, os usuários, antes de comprarem analisam o valor do presente para que não saia pesado no bolso. Os dados mostram que 82% esperam gastar entre R $50 e R $300,00 e 8,2% esperam gastar mais de R $801,00

A pesquisa também revelou as formas de pagamentos mais utilizadas pelos consumidores, dinheiro e débito automático são as principais formas utilizadas (56%), seguido do cartão de crédito (41%) e transferências instantâneas como o pix (3%).

Anúncio