Empreendedor digital responde dúvidas sobre marketing digital

Mais pessoas passaram a ter acesso a internet, por isso, ter um ambiente online para interagir com os consumidores se tornou uma grande necessidade para as empresas

Manaus – O marketing digital é tão velho quanto a internet. Desde a década de 90 empresas têm utilizado estratégias de marketing digital para vender mais. Com o passar dos anos, mais pessoas passaram a ter acesso a internet, por isso, ter um ambiente online para interagir com os consumidores se tornou uma grande necessidade para as empresas.

Somente no Brasil, os dados de 2020 revelam que há em média 2,1 dispositivos digitais por habitante. Divulgado recentemente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), esse dado mostra o quanto as pessoas estão cada vez mais conectadas e a importância das empresas construírem uma presença online para vender mais.

Desde a década de 90 empresas têm utilizado estratégias de marketing digital para vender mais (Foto: Divulgação)

Com a procura cada vez maior sobre o que é marketing digital, surgiram muitas dúvidas sobre o assunto. Por isso, trouxemos Cláudio Gomes, que é empreendedor digital e fundador do Blog Marketing Online, para responder a essas dúvidas.

O que é o marketing digital e como funciona?

Marketing digital é um conjunto de ações de comunicação utilizado no ambiente online. Trata-se de uma das diversas vertentes do marketing, sendo que o foco são as mídias digitais.

Segundo Claudio Gomes, essas ações funcionam a partir de estratégias que têm como objetivo levar o nome da empresa ou marca para a internet. “O marketing digital é uma ferramenta muito poderosa para as empresas, pois permite uma comunicação mais direta com a audiência, além de oferecer dados para análise”.

O que é estratégia de marketing digital?

A estratégia de marketing digital é justamente o planejamento prévio da equipe de marketing de uma empresa sobre a melhor forma de levar o nome da empresa para a internet. Portanto, é a maneira como o marketing digital será implementado, considerando que existem várias ramificações nas estratégias online.

Qual é o melhor marketing digital?

Uma dúvida bastante comum das empresas que começam a dar os primeiros passos no marketing online é sobre a melhor estratégia ou forma mais garantida de conquistar uma audiência. Afinal, hoje em dia existem muitas estratégias e o marketing está sempre evoluindo.

Para Cláudio, não existe uma estratégia que seja melhor. “Cada empresa tem uma necessidade diferente, por isso, toda estratégia deve ser feita de acordo com o objetivo em questão”.

O que é CTR no Google?

Dentro do marketing digital há inúmeros dados que podem ser interpretados pela empresa para melhorar cada vez mais suas estratégias de vendas. Um desses dados é o CTR Google, que é a taxa de cliques que permite avaliar o desempenho de determinada palavra-chave utilizada pela empresa nas buscas orgânicas no Google.

Para aqueles que procuram por o que é CTR médio, trata-se da métrica dada pelas ferramentas de marketing que permitem saber a taxa de cliques por impressões em diferentes estratégias, como é o caso das estratégias de SEO onde é importante avaliar o desempenho de um determinado conteúdo nas buscas orgânicas.

Por exemplo, se a palavra-chave é “como comprar iPhone barato” e o conteúdo aparece nas primeiras posições, mas tem uma taxa por clique baixa, a empresa pode fazer alterações no título ou na descrição do conteúdo para levar o usuário ao site.

Questionado sobre qual é o CTR ideal, Cláudio revelou: “muitas pessoas perguntam qual a porcentagem de um CTR bom, o que é considerado um bom CTR, mas é importante considerar que a taxa de cliques é um dado que deve ser analisado em conjunto com outros parâmetros”.

Em todo caso, ele informa sobre qual é uma boa taxa de cliques de impressão: “entre 3% e 5%, quanto maior for o número melhor, pois isso mostra que toda estratégia utilizada pela empresa está levando a conversão”.

Quanto é um CPC bom?

Outro dado bastante comentado dentro do marketing digital e que deixa muitas empresas iniciantes no assunto com dúvidas é o CPC, que é o custo por clique. Em estratégias de marketing digital pagas, é fundamental saber o custo por clique ao fazer uma campanha no Google, por exemplo.

Assim como no caso do CTR, Claudio orienta que não existe um número que define o que é um bom CPC. “Depende da estratégia da empresa e de qual é o potencial de retorno sobre o investimento. O mais utilizado é o ROI de 5:1, onde a expectativa de retorno é 5 vezes maior do que o valor investido. Sendo assim, se o valor do CPC for 5 vezes menor do que é esperado em vendas, então é um bom CPC”.

Todas essas dúvidas são comuns para empresas que estão iniciando nas estratégias digitais. Por isso, é muito importante que a equipe de marketing esteja preparada e instruída corretamente.

Anúncio