Especialista dá dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego

Como se vestir, o que falar e o que não falar, como se comportar diante do entrevistador. Confira as dicas!

Manaus – Independente de quem busca a primeira experiência ou já possui anos no mercado, a entrevista de emprego é um dos momentos mais temidos dos processos seletivos. E não é a toa, afinal ficar cara a cara com o recrutador e controlar o nervosismo, se atentar à forma com que fala, à postura, e responder as perguntas objetivamente não é tão simples assim. Pensando nisso, o Centro de Ensino Literatus preparou algumas dicas para quem deseja se sair bem nessa etapa.

“Procure ser sincero, não invente formações ou experiências que não possui, mentiras têm perna curta” (Foto: Divulgação)

Atrasos são algumas das primeiras “saias justas” que os profissionais devem evitar. Para isso, deve calcular o tempo com uma margem de antecedência, procurando sair mais cedo e, caso aconteça algum imprevisto, é aconselhável entrar em contato com o recrutador para explicar honestamente a situação, dando espaço para ele decidir se espera o candidato chegar ou se remarca a entrevista de emprego.

Já em relação ao vestuário, a dica da instituição é se vestir como se já tivesse sido contrato, e, para isso, vale inclusive pesquisar o dress code da empresa. Outra dica é também pesquisar sobre a companhia, a história, o que ela faz, o que produz, qual o tamanho, se é nacional ou não, quem são os concorrentes e etc.

“A entrevista é um divisor de água, afinal dentre tantos candidatos o seu currículo foi selecionado para uma vaga, daí o profissional precisa entender que a empresa já tem interesse nele, por isso é essencial estar preparado, conhecer seu currículo, ter clareza sobre a trajetória e experiências anteriores”, informa a coordenadora do ‘Núcleo de EmpregueHabilidades’ do Literatus, Juliana Costa.

Falar sobre cases de sucesso que o candidato tenha tido participação nas empresas anteriores ou até mesmo de projetos durante a formação acadêmica são diferenciais, afinal, destacar-se em uma entrevista de emprego também requer que o perfil, objetivo e habilidades do profissional estejam alinhadas ao que empresa busca.

“Entretanto, procure ser sincero, não invente formações ou experiências que não possui, mentiras têm perna curta e cedo ou tarde o profissional pode ser descoberto”, aponta Juliana.

Anúncio