Exclusão da Manaus Previdência sobe 157% durante a pandemia

Número de segurados da Previdência municipal teve queda vertiginosa com óbitos provocados pela Covid-19. Com a morte de aposentados, os seus dependentes podem virar pensionistas

Manaus -A pandemia de Covid-19 aumentou o número de aposentados e pensionistas excluídos da folha da Manaus Previdência por morte em 157,8%. O levantamento é referente ao período de abril de 2020 a março de 2021, em comparação com o período de abril de 2019 a março do ano passado, na primeira onda da doença a atingir a cidade.

De acordo com a instituição, até março de 2020, foram registrados 127 óbitos de segurados, número que se mantém na média nos últimos anos. Desses, cem eram aposentados e 27 eram pensionistas. No mesmo período de 2021, foram registrados 327 óbitos, ou seja, 200 a mais que no ano anterior. Desse total, 251 eram aposentados e 76 eram pensionistas.

Dependentes podem pedir pensão, desde que preenchidos os requisitos legais (Foto: Divulgação)

Os registros de óbitos são informados à instituição, seja pelos familiares ou pelos cartórios de Registro Civil. Dessa forma, a Manaus Previdência efetua a exclusão dessas pessoas dos seus sistemas. Para isso, um familiar deve comunicar a morte à autarquia e providenciar o envio da respectiva certidão de óbito para o e-mail [email protected]

Pensão

A diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, ressalta que em termos de valores o impacto não foi tão sentido, uma vez que com o óbito do aposentado, há também a concessão do benefício de pensão aos dependentes, desde que preenchidos os requisitos legais.

Entre os beneficiários estão os cônjuges, companheiros e filhos menores de 21 anos ou maiores de idade inválidos, desde que a invalidez seja preexistente ao óbito e tenha ocorrido antes dos 21 anos de vida.

Para solicitar a pensão por morte, o requerente deverá acessar a página institucional da Manaus Previdência e consultar o passo a passo descrito no link: https://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/noticia/manaus-previdencia-passa-a-receber-requerimentos-de-pensao-por-e-mail/.

Após a juntada de todos os documentos e preenchimentos dos formulários, a instituição recomenda o encaminhamento da documentação digitalizada (PDF), para o e-mail [email protected]

Agências do INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram atendimentos suspensos por duas semanas, nos estados das regiões Norte e Centro-Oeste, reabriram nesta segunda-feira (29).

Em razão da pandemia, apenas atendimentos agendados estão sendo realizados nas agências. Em todas as unidades estão sendo adotadas rigorosas medidas de prevenção ao contágio para enfrentamento da Covid-19.

Anúncio