Febraban promove segurança digital

Entre os dias 25 e 31 de outubro a Febraban e mais 28 instituições financeiras vão realizar uma série de eventos online para orientar sobre segurança de dados nas contas bancárias

Manaus – A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e mais 28 bancos associados realizam entre os dias 25 e 31 de outubro a 2ª edição da Semana da Segurança Digital, com o objetivo de promover a conscientização da sociedade para o uso da internet e os serviços digitais deforma segura.

Propostas sobre proteção de dados pessoais são debatidas no Congresso (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

Durante este período, os participantes divulgarão dicas de como se prevenir dos principais golpes e fraudes digitais. Cada participante desenvolverá livremente suas ações de conscientização para seus clientes, usando as hashtags #SegurançaDigital, #SemanadaSegurançaDigital e #CompartilheSegurançaDigital.

Participam da Semana da Segurança Digital os bancos: Agibank, Banco ABC, Banco de Brasília (BRB), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco Fibra, Banese, Banestes, Banpará, Banrisul, BMG, Bradesco, BS2, BTG Pactual, BV, C6 Bank, Daycoval, Inter, Itaú, Mercantil, Original, Pan, Pine, Rendimento, Safra, Santander, Sicoob e Sicredi.

Na Febraban, as informações estarão disponíveis no site https://antifraudes.febraban.org.br/ e nas redes sociais da Federação-Youtube, Facebook, Twitter, Linkedln e Instagram. No site antifraudes, também será publicada a Cartilha de Engenharia Social (técnica que manipula o usuário para que ele forneça informações confidenciais) com dicas de como se proteger dos principais golpes.

No próximo dia 30, a entidade também promoverá a live ‘Aumento dos crimes cibernéticos e a Educação Digital’ pela plataforma noomis (https://noomis.febraban.org.br), às 14h30. Participarão Adriano Volpini, diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da FEBRABAN; Erik Siqueira, agente da Polícia Federal; e Aldo Albuquerque, sócio-diretor da Tempest Security Intelligence. “Mais uma vez, o setor bancário brasileiro se a linha a ações similares desenvolvidas durante todo o mês de outubro tanto nos Estados Unidos, desde 2003, como na Europa, desde 2012, e que envolvem vários setores da economia”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban. “Com a nossa ação de conscientização, queremos ajudar o consumidor a usar cada vez mais suas informações de modo seguro no ambiente digital”, acrescenta.

Neste ano, os participantes irão divulgar dicas de como se prevenir dos principais golpes e fraudes digitais nos seguintes temas: Home Office, E-mails Falsos e Páginas Falsas (Phishing), Rede Sociais e Privacidade de Dados, Senhas e Autenticação Segura, Pix Sistema de Pagamento Instantâneo.

Anúncio