Manaus – A Federação das Indústrias do Estado no Amazonas (Fieam) comemora neste sábado 64 anos de trabalho com a atuação constante pelo fortalecimento da indústria, do desenvolvimento econômico sustentável e a geração de empregos e renda no Estado. A entidade destaca seu papel na qualificação da mão de obra para aumentar a produtividade sendo uma das missões por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi Amazonas), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Amazonas) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas).
De acordo com a entidade, a educação promovida pelo Sesi, por meio de seis escolas do ensino infantil, fundamental e médio – três em Manaus e três nos municípios de Iranduba, Itacoatiara e Parintins -, alcançou no primeiro semestre deste ano 6 mil alunos, sendo 2.193 estudantes em Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Com relação aos atendimentos do SesiSaúde, localizado em Manaus em duas unidades, Centro (Av. Getúlio Vargas, 1116) e Leste (Av. Cosme Ferreira, 7399). Os atendimentos realizados no primeiro semestre deste ano, na área de atenção médica, somam no semestre 69.761. O Sesi também realizou 19.309 atendimentos na área odontológica, com 12 especialidades, e 178.972 atendimentos na área de saúde e segurança no trabalho. No total, 580 empresas foram atendidas pela instituição.
Com 43 anos de atividades dedicadas ao lazer e bem-estar dos industriários, seus dependentes e comunidade em geral, o Sesi Clube do Trabalhador tem sido referência em práticas esportivas, artísticas e culturais e de recreação para os seus frequentadores.
Já o Senai está presente no Estado com quatro escolas em Manaus, uma escola integrada ao Sesi no município de Parintins, duas agências de treinamento situadas em Itacoatiara e Iranduba, além de duas unidades fluviais, com os barco-escola Samaúma 2.
O Senai registrou no primeiro semestre 25.706 matrículas, distribuídas em cursos nas modalidades de educação para o trabalho, formação inicial e continuada, e educação profissional técnica de nível médio, divididas em formato presencial e EAD.
A infraestrutura do Senai possui laboratórios, atendendo os segmentos de Eletroeletrônica, Metalmecânica, Construção Civil, Alimentos, Confecção do Vestuário, Refrigeração, Automação e Informática.