Brasília –Nesta quinta-feira (21), os Ministérios das Relações Exteriores (MRE) e da Agricultura e Pecuária (MAPA) informaram que a Bolívia abriu o mercado para a exportação de ovos do Brasil. Segundo as pastas, as autoridades sanitárias bolivianas aceitaram a proposta de certificado sanitário internacional (CSI) que, a partir de agora, servirá de amparo às exportações do produto.
A seguir, leia a nota conjunta emitida por MRE e MAPA:
O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio da abertura do mercado boliviano para a exportação de ovos férteis de peru ( Meleagris gallopavo ) do Brasil.
As autoridades sanitárias da Bolívia aceitaram a proposta brasileira de certificado sanitário internacional (CSI), que a partir de agora servirá de amparo às exportações daquele produto.
Entre janeiro e novembro de 2023, o Brasil exportou US$ 389 milhões em produtos agropecuários para a Bolívia, superando o montante exportado para o país vizinho durante todo o ano de 2022, com destaque para produtos florestais, bebidas e rações para animais.
Em 2023, o Brasil logrou abrir 76 novos mercados – em 38 países – para produtos do agronegócio. Tais resultados são fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Por Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)