INSS tem mudança para quem tem 50 anos completos; entenda

A aposentadoria para quem tem 50 anos entra nas regras de transição da Reforma da Previdência

Brasília – Depois da Reforma da Previdência, em 2019, os brasileiros com 50 anos que querem se aposentar pelo INSS precisam ficar atentos a alguns pontos importantes. Ou seja, alguns cuidados podem garantir uma melhor aposentadoria.

inss previdência social

INSS tem mudança para quem tem 50 anos completos. (Foto: Divulgação/Governo Federal)

Dessa forma, quem nasceu entre 1970 entra para o nível intermediário das contribuições. Primeiramente é preciso pedir a aposentadoria na hora certa em busca de melhores valores.

Nesse sentido, quem tem 50 anos entra na regra de transição. Para eles não é exigida uma idade mínima para a aposentadoria, já que nesses casos ainda é possível somar a idade ao tempo de contribuição. Faz parte desse time as mulheres com cerca de 25 anos de contribuição ao INSS e homens com 33 anos.

Mas, já parou para pensar que poucos meses ou questão de poucos anos pode fazer toda a diferença na aposentadoria? Então, é bom não se precipitar.

Fiz 50 anos; quando pedir a aposentadoria do INSS?

No tempo certo, a aposentadoria pode trazer mais vantagens para quem tem 50 anos. Isso porque os pedágios funcionam como um adicional de tempo de contribuição.

Dessa forma, é uma quantidade que precisa ser cumprida pelo trabalhador na transição das regras. O pedágio de 50% funciona para quem quer se aposentar sem idade mínima, como era antes da reforma, desde que cumpra 50% do tempo que faltava para completar 35 anos de contribuição para homens e 30 para mulheres.

Já o pedágio de 100% vale para quem estava há mais de dois anos da aposentadoria quando as regras mudaram. Assim, exige idade mínima de 57 anos para mulheres e 60 para homens.

Assim, quem faz parte dessa transição precisa fazer um planejamento da aposentadoria. E, se for preciso, contar com a ajuda de um especialista.

Por isso, é preciso lembrar sempre que alguns pequenos cuidados na escolha da forma de aposentadoria pode se tornar mais vantajoso a longo prazo.

(Capitalist)

Anúncio