Investimentos a longo prazo e organização financeira podem ajudar a planejar aposentadoria

Neste artigo separamos algumas dicas para que você consiga se preparar para a sua aposentadoria com mais segurança

Manaus – Planejar-se para a aposentadoria pode não ser uma tarefa fácil, principalmente quando se é jovem e essa fase da vida parece tão distante. Além disso, pode ser complicado preservar uma parte considerável do que você ganha pensando neste objetivo.

Por isso, neste artigo separamos algumas dicas para que você consiga se preparar para a sua aposentadoria com mais segurança.

Uma das melhores maneiras de conseguir dinheiro para a aposentadoria é através de investimentos a longo prazo (Fonte: Pixabay)

Considere fazer investimentos a longo prazo

Uma das melhores maneiras de conseguir obter dinheiro para o período da sua aposentadoria é através de investimentos a longo prazo, ou seja, aqueles em que seu dinheiro ficará aplicado por, pelo menos, 10 anos, e que normalmente somente permitem o resgate após esse período.

Existem muitas formas de encontrar investimentos atualmente e de fazer isso online. Esse é o caso das plataformas de investimento, cada uma oferecendo uma experiência diferenciada nessa área, dependendo da necessidade de cada usuário. Caso você não queira fazer downloads no seu computador, por exemplo, algumas delas oferecem a possibilidade de que você utilize a plataforma por meio do seu navegador de Internet. Também é possível utilizar um aplicativo para fazer os seus investimentos, como por exemple AvaTradeGO. Alguns exemplos de investimentos a longo prazo podem ser o Tesouro Direto, que é a compra de papeis do governo federal por pessoas físicas, operar na Bolsa de Valores, ou até mesmo os menos convencionais como o investimento de longo prazo em mogno africano, um tipo de madeira cujo crescimento demora cerca de 20 anos, mas cujo preço de mercado costuma compensar a espera.

Além disso, a previdência privada é um tipo de investimento a longo prazo, já que é um plano de aposentadoria sem ligação com o do governo e cujo objetivo é que o investidor aporte certa quantia regularmente para começar a resgatar apenas quando quiser se aposentar. Avalie se essa modalidade vale a pena de acordo com o seu perfil financeiro.

Por isso, investir a longo prazo é uma das melhores formas para que você faça o seu dinheiro render, e para que assim possa ter um excelente complemento de renda para a sua aposentadoria.

blank

O Tesouro Direto é um exemplo de investimento a longo prazo (Fonte: Pixabay)

Organize-se financeiramente

Organização financeira é um tema ainda pouco abordado entre os brasileiros em geral, já que 73% deles relataram em uma pesquisa realizada no ano de 2020 que não possuem o costume de guardar dinheiro. Entre os manauaras, por exemplo, 32% dos que responderam uma pesquisa realizada em 2020 deixaram claro que pretendiam gastar o seu 13º salário na compra de presentes de Natal.

Para planejar a sua aposentadoria, é fundamental que você tenha organização financeira, ou seja, é muito importante ter os seus gastos contabilizados corretamente. Assim, você poderá ter uma ideia melhor sobre o dinheiro que poderá destinar todos os meses para a sua aposentadoria.

Dessa forma, você também poderá ficar a par dos gastos desnecessários que está fazendo, e assim poderá cortá-los, para ter a possibilidade de economizar ainda mais dinheiro para a sua aposentadoria.

Isso é importante inclusive para que você saiba quais serão os seus gastos após a aposentadoria, para entender qual é a renda que será necessária para que você mantenha o padrão de vida que possui atualmente.

Para planejar corretamente a sua aposentadoria é fundamental, portanto, ter uma rotina financeira bem organizada, para que não corra o risco de levar nenhum “susto” futuramente, e que busque se informar sobre os investimentos a longo prazo, e se eles são adequados para você.

Anúncio