Mais de 2,6 mil segurados da Amazonprev devem fazer recadastramento em agosto

Procedimento garante os pagamentos pelo Estado. A ausência da prova de vida resulta na suspensão do benefício, conforme determina a Lei Complementar 30/2001

Manaus – Nos primeiros três dias úteis de agosto, apenas 255 segurados que recebem seus salários pela Fundação Amazonprev procuraram o atendimento da instituição para a atualização cadastral. É esse procedimento que vai garantir a 2,6 mil beneficiários, que fazem aniversário nesse mês, a regularidade dos seus pagamentos pelo Estado. A ausência da prova de vida resulta na suspensão do benefício, conforme determina a Lei Complementar 30/2001.

No total, 2,6 mil beneficiários da Amazonprev, que fazem aniversário nesse mês, devem fazer o recadastramento (Foto: Divulgação/Amazonprev)

Acompanhada pela filha, a professora aposentada, Maria Ruth Souza, de 73 anos, foi à Fundação para se recadastrar após ter seu benefício suspenso. “Eu faço aniversário no mês de junho e, pela primeira vez, esqueci de me recadastrar. Minha irmã ficou doente e tive que dar suporte a ela. Só me dei conta do esquecimento quando fui ao banco sacar meu pagamento, e ele havia sido suspenso”, declarou.

Já a dona Aldenira Rita, 77, é mais precavida e se programa todos os anos com antecedência para não correr o risco de ter seu pagamento sustado. “Costumo viajar sempre no período do meu aniversário, mas tiro uns dias antes de encerrar o prazo para realizar o meu recadastramento”, comentou a aposentada.

Em casa

Aposentados e pensionistas da capital com dificuldades de locomoção, ou por idade avançada, impossibilitados de comparecer à sede da Amazonprev para a realização do recadastramento, podem contar com o serviço de atendimento domiciliar disponibilizado pela instituição. Os telefones para o agendamento são: 3627-3400, 3627-3401 e 3627-3421.

No interior, a visita deve ser requisitada nas unidades da Secretaria de Educação (Seduc-AM), que mantém parceria com a Amazonprev. A prestação desse serviço faz parte do Propac, um programa que busca dar aos segurados comodidade e segurança na hora da atualização cadastral.

Triagem

A Amazonprev esclarece que todos os segurados que buscam a instituição para a realização do atendimento domiciliar passam por uma triagem para verificação se a doença informada corresponde a um requisito de visita na casa do aposentado (dificuldades de locomoção ou por idade).