Manaus – A capital amazonense atingiu a nota máxima em gestão previdenciária, tornando-se a única capital brasileira a alcançar o nível 4 da Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão RPPS). O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (7), após auditoria externa do governo federal.
“A Manaus Previdência é um dos melhores modelos de gestão do Brasil, não só em Previdência. Recebemos o órgão praticamente quebrado, com uma dívida milionária, e estamos deixando-o com um superávit de mais de R$ 1 bilhão e a garantia de pagamentos das aposentadorias de quem já está fora da ativa e os que ainda vão se aposentar”, destacou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que esteve na sede da autarquia, localizada na avenida Constantino Nery, acompanhando a videoconferência de apresentação dos resultados.

(Foto: Divulgação)
A auditoria esteve a cargo da empresa ICQ Brasil, uma das três instituições credenciadas pelo governo federal, por meio da Secretaria de Previdência. O roteiro da auditagem incluiu as avaliações e atendimento de requisitos do programa de Certificação Institucional Pró-Gestão RPPS, além de reunião com os presidentes dos conselhos e cinco chefes de setor das áreas previdenciárias e de administração e finanças. Foram avaliadas as ações da gestão previdenciária, dos pilares da governança corporativa, controle interno e educação previdenciária.
Itens avaliados
Na auditoria, que garantiu à Manaus Previdência o nível máximo de gesstão, foram avaliados três pilares: Governança Corporativa, Controle Interno e Educação Previdenciária.
Modelo de gestão
Em 2019, Manaus se tornou a primeira capital da região Norte e a segunda do país a alcançar o nível 3 Pró-Gestão, a primeira foi Recife/PE. Entretanto, Manaus foi a única a possuir cinco BPGs, que foram conquistadas nos três pilares do Pró-Gestão: Controle Interno (2), Governança Corporativa (2) e em Educação Previdenciária (1). Ganhar uma BPG significa ter destaque em alguma ação, servindo como referência/modelo para outras unidades gestoras de Previdência.