Mídias regionais se tornam aliadas de comerciantes e moradores

Portais e jornais de bairro já estão inseridos no dia a dia de seus habitantes e servem como porta-vozes da população, além de alavancar o comércio local

Manaus – Consumidores e varejistas de determinadas áreas geográficas das grandes capitais e de algumas cidades médias do país estão bastante acostumados com os veículos de comunicação com cobertura em áreas geográficas específicas.

(Foto: Divulgação)

Impressos ou on-line, essas ferramentas já demonstraram ser poderosas fontes de informação para os leitores, que ficam sabendo as últimas novidades do seu bairro; para os comerciantes, é uma forma de divulgar seu negócio e aumentar as vendas.

Com a Internet, multiplicaram-se os sites que cobrem os acontecimentos dos bairros, cidades ou distritos, cada qual com seus diferenciais, abordando um tema central ou diversos assuntos, como bem faz o Portal Vila Mariana , um guia comercial completo.

Todos os meses, o portal registra uma média de 8 mil acessos e de 1,2 milhão de páginas abertas. O espaço traz reportagens e dicas sobre diversos temas, como diversão, utilidade pública, cultura, lazer, saúde e bem-estar, eventos e educação.

Este e os demais espaços virtuais estão mostrando como é importante o trabalho do jornalismo regional, cada vez mais próximo do seu público e capaz de dar voz à comunidade, abrindo oportunidades de falar a respeito dos serviços que estão beneficiando a região.

Ao contrário, os grandes veículos de comunicação, com o passar dos anos, se distanciaram dos leitores. Muitos deles já encerraram definitivamente suas atividades. Outros, descontinuaram as versões impressas e passaram a existir apenas na web.

Ao facilitar o acesso dos leitores ao conteúdo local, o jornalismo de bairro também é capaz de abrir brechas para as pessoas realizarem denúncias, reivindicações e sugestões que ajudem a melhorar as condições de vida por lá.Com isso, esses espaços midiáticos ganham credibilidade.

Assim, os leitores se sentem representados, principalmente quando conseguem resolver os problemas locais, como o fechamento de um buraco na rua, a limpeza de um terreno baldio ou de uma praça, a troca de uma lâmpada do poste ou mesmo a ampliação da presença da polícia.

A divulgação do comércio regional é importante para que as lojas possam crescer e atender cada vez melhor a população regional, afinal, anúncios em grandes veículos de comunicação custam grandes somas.

Os jornais e portais de bairro, por sua vez, conseguem minimizar este custo para os pequenos varejistas. Entre as vantagens é que os sites podem ser acessados por moradores de bairros adjacentes ou de outros pontos da cidade, que invariavelmente acabam se tornando clientes.

Anúncio