Morador do AM é 2º maior em calote

No Estado, 53% da população adulta tem, pelo menos, uma  dívida atrasada, a segunda mais taxa do País

Com 1,29 milhão de inadimplentes, o Amazonas tem 53,4% de sua população adulta com contas atrasadas. (Foto: Eraldo Lopes)

Manaus – O Amazonas tem 1,29 milhão de consumidores inadimplentes e é o segundo em percentual de cidadãos com contas atrasadas, em todo o País. A informação faz parte do estudo desenvolvido pela área de DecisionAnalytics, da Serasa Experian.

 

O estudo é responsável por análises de informações sobre os consumidores e empresas e mostra o mais atualizado perfil do inadimplente brasileiro. O levantamento é referente a maio deste ano, quando o número total de consumidores negativados atingiu o recorde histórico de 61 milhões, impulsionado pelo desemprego e pela recessão econômica.

 

Com 1,29 milhão de inadimplentes, o Amazonas tem 53,4% de sua população adulta com contas atrasadas. Com o índice, o Amazonas tem a segunda maior taxa do Brasil de inadimplentes, proporcionalmente. O resultado só não é pior que o do Amapá, onde 59,8% da população adulta estão inadimplentes.

 

O levantamento da Serasa apontou que a classe social mais atingida pelas dívidas é a que recebe entre um e dois salários-mínimos, que representa 39,1% do total. Em seguida, vem a classe que ganha entre dois e cinco salários-mínimos (11,7%).

 

A maioria dos 61 milhões de inadimplentes possui apenas uma dívida (37,3%). O estudo também aponta que 30,7% dos consumidores negativados possuem quatro dívidas ou mais. O percentual de consumidores com duas dívidas é de 19,9% e 12,1% do total possui três dívidas.