‘Mutirão de Negociação’ tira 154 famílias do endividamento em Manaus

Além de negociarem suas dívidas, as mais de 150 famílias foram inclusas na tarifa social, um direito dos moradores de baixa renda

Manaus – Com o ‘Mutirão de Negociação’, realizado no conjunto residencial Manauara 1º, bairro Salta Etelvina, zona norte, a Prefeitura de Manaus atendeu e regularizou a situação de 154 famílias que estavam com débitos em contas de água. Além de negociarem suas dívidas, as famílias foram inclusas na tarifa social, um direito dos moradores de baixa renda.

Segundo o secretário Rodrigo Guedes, a intenção é fazer o ‘Mutirão de Negociação’ em outras zonas da capital (Foto: Juan Muniz/Semdec)

A ação foi realiza nas últimas segunda (18) e terça-feira (19), pela Secretaria Municipal de Direito do Consumidor e Ouvidoria (Semdec), por meio do Procon Manaus, em parceria com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e a empresa concessionária Águas de Manaus.

O secretário-interino da Semdec, Rodrigo Guedes, considerou o mutirão um sucesso. “Em dois dias, conseguimos regularizar a situação de muitas famílias que estavam inadimplentes com a concessionária, incluindo todas elas na tarifa social o que dá um desconto de 50% na conta a partir de agora. Isso gera um alívio no bolso do cidadão”, avaliou.

Moradora do conjunto, Marilene Silva disse estar satisfeita com a iniciativa. “Estava com uma dívida de mais de R$ 7 mil em meu nome e, graças a essa ação, consegui regularizar minha situação. Agora, estou com pouco mais de mil reais, o que consigo pagar. Estou muito grata, fui muito bem atendida e direcionada”, declarou a dona de casa.

Ainda segundo Guedes, a intenção é fazer o ‘Mutirão de Negociação’ em outras zonas da capital. “Com isso, facilitamos e levamos cidadania às pessoas”, informou o secretário-interino, acrescentando que a tarifa social, além de ser um direito para quem possui baixa renda, também pode ser solicitada nos Postos de Atendimento ao Cidadão (PACs). “É um cadastro simples e gratuito. Além disso, o Procon Manaus está à disposição para atendimentos”, completou.

Para se cadastrar e receber o benefício da Tarifa Social é preciso apresentar o número de Inscrição no Programa Bolsa Família (NIS); documentos que comprovem a titularidade da ligação de água; RG, CPF e comprovante de residência. O benefício da Tarifa Social recai sobre a primeira faixa de consumo, que será estendida de 0 (zero) a 10 (dez) metros cúbicos/mês para 0 (zero) a 15 (quinze) metros cúbicos/mês, com desconto de 50% (cinquenta por cento).

O Procon Manaus realiza atendimentos via WhatsApp, pelo (92) 98842-3030 e também pelo 0800-092-0111. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, na Rua Afonso Pena, 38, Praça 14, zona centro-sul.