NASA desafia jovens e empreendedores de Manaus a pensarem em soluções tecnológicas

Inscrições para o Hackathon ‘Nasa International Space Apps Challenge’ seguem abertas até 28 de setembro. As duas equipes que apresentarem as melhores ideias vão participar da etapa final mundial, na qual os vencedores são escolhidos pela NASA

Manaus – De dois a quatro de outubro, Manaus será uma das sedes brasileiras do hackathon ‘Nasa International Space Apps Challenge’, uma maratona de ideias em formato totalmente online para inspirar jovens e empreendedores locais a se unirem, pensarem intensamente e criarem soluções inovadoras para os desafios enfrentados na Terra e no espaço.

NASA desafia jovens e empreendedores de Manaus a pensarem em soluções tecnológicas (Foto: Divulgação)

Promovido anualmente pela Agência Espacial Americana (NASA), os participantes do evento serão desafiados a criar aplicativos, processos, sistemas ou produtos inovadores. Destinado a estudantes, tecnólogos, cientistas, designers, empreendedores, entre outros profissionais, o maratona é gratuita e limitada a 200 participantes, os quais devem se inscrever em equipe de até seis pessoas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 28 deste mês pelo link https://2020.spaceappschallenge.org/locations/manaus

Considerada a maior competição global de programação, a nova edição do hackathon ‘Nasa International Space Apps Challenge‘ terá a participação simultânea de diversas cidades ao redor do mundo. O Manaus Tech Hub, espaço de inovação aberta do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, é o organizador local do hackathon na capital amazonense. O Sebrae no Amazonas, por meio de seu espaço de inovação, tecnologia e geração de ideias inovadoras, o Sebraelab, apoia o evento.

O analista técnico do Sebrae/AM, Denys Cruz, revela que os participantes vão contar com os dados abertos das principais agências espaciais do mundo – a NASA, a ESA (Agência Espacial Europeia) e a JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) -, para que possam pensar intensamente e propor soluções.

“Queremos também despertar o lado empreendedor nos participantes, estimulando o trabalho em equipe em busca de ideias criativas. Pra isso acontecer, os espaços e laboratórios na cidade de estímulo à inovação tem um papel fundamental e essa unidade em torno destes desafios podem ser um grande incentivo”, ressalta. O Sebraelab, enfatiza Denys Cruz, vai disponibilizar o uso de impressora 3D para os participantes testarem suas soluções.

O líder local e especialista do MTH, Daniel Goettenauer, explica que durante a programação, mentores de tecnologia e ciência irão avaliar virtualmente os competidores, para auxiliá-los a responder quaisquer dúvidas. O resultado das melhores soluções será divulgado ao final do evento. “Essa é a terceira edição manauara do Nasa Space Apps Challenge. São diversos desafios propostos e as duas equipes vencedoras na etapa regional vão competir na final mundial, na qual os vencedores são escolhidos pela Nasa”, explica.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no Instagram  e no Facebook.

Anúncio