O poder da era digital: como engajar o público e fortalecer marcas nas mídias sociais

Os micro influenciadores e empresas pequenas têm nas mãos uma ferramenta poderosa para fomentar o mercado

A tecnologia em abundância abriu uma maior oportunidade para interação, a era digital conecta pessoas em todo o mundo em alguns cliques e segundos. Com isso, as empresas aproveitam a oportunidade de entrar em contato direto com seu público-alvo, já que todas as faixas etárias estão presentes em um mesmo espaço.

(Foto: rawpixel.com / Freepik)

Seja nas interações digitais interpessoais e comerciais, ambas são feitas pelas redes sociais, as plataformas são como “pontes” que ligam os produtos e serviços aos consumidores. Apesar de uma imensidão de concorrentes, muito mais visíveis e acessíveis que os que possuem locais físicos, é possível ser relevante.

Ser relevante em um momento em que o número de seguidores é considerado essencial parece impossível, mas os especialistas advertem que o engajamento é muito mais procura que a quantidade de pessoas que acompanham a página.

Os micro influenciadores e empresas pequenas têm nas mãos uma ferramenta poderosa para fomentar o mercado e atingir novas pessoas. Diferente do mercado convencional de lojas físicas, a internet coloca todo mundo em um mesmo patamar, mesmo os que não têm um grande poder aquisitivo para investir tem a oportunidade de trilhar outros caminhos.

Com as estratégias corretas, dedicação e pouco investimento qualquer página pode se fortalecer e garantir seu “espaço ao sol”. 

Estratégias utilizadas para criar engajamento nas redes sociais

Sem dúvidas a rede social do momento é o Instagram, raras são as marcas que não possuem uma página como cartão de visita e propaganda nela. Dedicar esforços para a plataforma é uma excelente escolha, mas requer um investimento de tempo, principalmente na criação de um conteúdo relevante.

Vídeos, imagens e informações são importantes, ainda mais quando vão além de uma propaganda de produtos. Ao entrar em um perfil de uma grande marca, notamos que existem posts sobre seus serviços, mas também memes, compartilhamentos, vídeos que ensinam e muito mais. Esse movimento permite a fidelização, deixando os seguidores entretidos e acabando com a sensação de tédio gerada por páginas repetitivas.

A interação também é fundamental, nas respostas de comentários, mensagens e até nas brincadeiras dos memes. Esse é o momento de se mostrar amigo do seguidor, a mesma estratégia utilizada pela Netflix.

Quando o assunto são os leads, as pessoas que podem se tornar consumidores, o melhor é o engajamento por sorteio de Instagram. Oferecer um prêmio para chamar atenção de novos seguidores, engajamento orgânico e ainda alcançar os dados dos leads são os resultados comumente obtidos. Com uma simples ferramenta de sorteios, a exemplo da Simpliers.com, em minutos ele está pronto, basta apenas divulgar na página.

Outro investimento baixo, assim como os sorteios, são as parcerias. Geralmente as marcas enviam seus produtos para os influenciadores, mas também existe a troca de divulgação mútua entre páginas. Contar com a influência de outro perfil é uma forma eficaz de atingir o engajamento.

Ficar sempre atento às tendências, conferir os próximos sorteios e postagens de páginas concorrentes, interagir com seguidores, criar conteúdo de qualidade e estudar marketing digital são ferramentas  importantes para o crescimento  e fortalecimento no Instagram.