Órgãos de defesa do consumidor realizam fiscalização em comércios de Manaus

Ação desta sexta-feira (13) incluiu postos de gasolinas, supermercados e indústrias

Manaus – Em alusão ao Dia do Consumidor, celebrado neste domingo (15), o Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor (Procon-AM), em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), realizou na manhã desta sexta-feira (13) uma fiscalização em postos de gasolinas, supermercados e indústrias. O objetivo da ação é orientar e alertar os consumidores sobre a qualidade dos produtos que são vendidos nos comércios.

Durante a primeira parada da ação, em um posto de combustível localizado na Alameda Cosme Ferreira, no bairro Coroado, zona leste da capital, o presidente do Ipem-AM, Márcio Brito, ressaltou a importância do acompanhamento do consumidor na hora da compra.

A primeira parte da ação foi realizada num posto de combustível no bairro Coroado (Foto: Divulgação/Nainy Castelo Branco)

“Iniciamos com um posto de gasolina e estamos verificando se o consumidor está levando a quantidade real que ele está pagando”, disse Márcio Brito. Caso o cliente tenha dúvidas sobre valores e quantidade, deve solicitar imediatamente a aferição ao gerente responsável.

Além da fiscalização da qualidade do produto, o órgão verifica os aspectos de segurança dos postos de combustível. Um deles é o vazamento de gasolina, que pode causar um acidente.

Nos postos que apresentarem elevados preços, o Procon-AM realiza um análise por meio de consulta de notas anteriores e atuais. “Em relação ao preço do combustível, vamos levar para análise porque é uma resposta que a sociedade espera”, explicou o presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.

A ação dos órgãos vai acontecer durante todo o mês de março, na capital e na região metropolitana, com orientações sobre os produtos e distribuição de cartilhas com informações dos produtos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Denúncias

As denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio da Ouvidora do Ipem-AM, pelo telefone 0800 0900 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail: [email protected]

Já no Procon-AM, as denúncias podem ser feitas pelo número 0800 090 1512, o e-mail [email protected] ou na sede do órgão, na Avenida André Araújo, 1.500, bairro Aleixo, zona centro-sul.

Anúncio