Período pós-colheita pode ser marcado por pouca chuva, mas de muito trabalho

Para no mês de agosto é esperado que as chuvas caiam abaixo da média na Região Sul do Brasil. A região central do País e o Sudeste também devem passar por essa baixa no volume chuvoso, nos meses de setembro e outubro

Brasília – Este ano, o clima seco pode se estender para os próximos meses. Isso porque, de acordo com os principais centros internacionais de previsão climática, a estação chuvosa deve atrasar, já que as condições oceânicas e atmosféricas apontam para neutralidade. Essa situação deve permanecer até a próxima estação, quando poderá ocorrer o fenômeno La Niña.

Para no mês de agosto é esperado que as chuvas caiam abaixo da média na Região Sul do Brasil. A região central do País e o Sudeste também devem passar por essa baixa no volume chuvoso, nos meses de setembro e outubro. Sendo assim, é importante destacar que os Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e a parte oeste de Minas Gerais também podem entrar para esse quadro de volume de chuvas abaixo da média no próximo trimestre.

Com esse cenário climático e o término da colheita de 2020, o produtor agrícola já pode iniciar os cuidados necessários para garantir um bom desempenho na próxima safra. Dessa forma, já é possível começar as podas, e, caso necessário, com a utilização de um maquinário para otimizar essa etapa. Afinal, mesmo com a pandemia, a venda de tratores agrícolas pode ser realizada de inúmeras maneiras.

Maquinário contribui para melhor desenvolvimento da safra (Foto: Divulgação)

Aproveitando esse momento de poucas chuvas, e considerando a época de pós-colheita, há outra atividade que pode ser realizada: a calagem. No entanto, para esse procedimento é necessário estar atento as especificações do terreno. Afinal, se o produtor busca por um trator à venda em Minas Gerais que realize esse tipo de atividade, mas toma como análise o desempenho do maquinário no solo de outra região, provavelmente realizará uma compra desvantajosa. Portanto, é preciso conhecer bem o solo onde ocorrerá a produção, para garantir um bom negócio.

Além disso, é sempre bom ressaltar que a manutenção dos equipamentos, como a limpeza correta e o engraxamento das máquinas, é requisito essencial para um bom desempenho agrícola.

Anúncio